Sunday, December 03, 2006

"E A paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus."

Congregação Cristã no Brasil - Há quase 100 anos - 20 de abril de 1910

A primeira igreja pentecostal instituída no país. Surge em 1910 por iniciativa do italiano Luigi Francescon, de origem presbiteriana, que vem dos Estados Unidos para ensinar imigrantes na América Latina. Começa a pregar em Santo Antônio da Platina (PR) e na capital paulista.

Nos primeiros 20 anos, a igreja restringe-se aos imigrantes italianos e a seus descendentes. Está concentrada no Sudeste, principalmente em São Paulo.

Nasceu no dia 29 de março de 1866, na Comarca de Cavasso Nuovo - província de Udine, Itália, tendo imigrado para os E.U.A após servir ao exército, onde fora militar. E chega no dia 03 de março de 1890 à cidade de Chicago, estado de Illinois.

O principal documento para reconstituição dos primórdios da Congregação Cristã do Brasil é o testemunho escrito por seu fundador, o ancião Louis Francescon (Luigi Francescon), em Chicago, Illinois, U.S.A.

Músicos da Orquestra CCB e Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo

Dos alunos da EMM advindos da Congregação Cristã no Brasil, a maioria é violinista. Nas orquestras da Congregação, onde os instrumentos mais comuns, ao lado do violino, são flauta transversal, clarinete e bombardão (espécie de tuba). Fagote, oboé e violoncelo são permitidos, mas raros.

"Queria tocar na igreja, mas não conseguia. Orei e aprendi em um estalo o que não consegui em meses."
Muitos integrantes de orquestras paulistas começaram a aprender música na Congregação.

Foi nos bancos da igreja evangélica Congregação Cristã no Brasil que o violinista Davi Graton, 30, teve as primeiras lições de música. "Comecei a tocar para servir a Deus, não pensava em seguir carreira", diz Graton, que hoje é concertino (segundo músico na hierarquia dos violinos) da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo).

A Congregação Cristã do Brasil é outro movimento do grupo pentecostal, fundada pelo italiano Luigi Francescon, imigrante nos Estados Unidos. Antes de aderir ao movimento pentecostal, o fundador foi presbiteriano e batista. Suas atividades religiosas começam com a organização de comunidades entre os colonos italianos dos Estados Unidos.

Em 1909 e 1910, fez uma viagem à Argentina e ao Brasil e aqui fundou sua primeira congregação pentecostal, em Santo Antônio da Platina (Paraná), sempre entre imigrantes italianos. Até 1935 a Congregação Cristã do Brasil ficou restrita às pessoas dessa origem, só em seguida abriu-se a outros.

A Congregação Cristã do Brasil apresenta algumas características que a distingue de todas as Igrejas de matriz pentecostal:

Há menos participação emotiva, menos agitação em suas reuniões; seus membros evitam o título de pentecostais e também a colaboração com outras correntes do protestantismo; são muito severos quanto ao comportamento das mulheres e sua apresentação exterior, não permitindo roupas curtas e que cortem os cabelos; não gostam dos membros que se sobressaem; preferem os humildes e até os pouco instruídos, pois dizem que Jesus pregou a humildade e a simplicidade; chamam o batismo no Espírito Santo de “promessa do Espírito Santo”; não gostam de manifestações, tais como: pregação nas ruas, pelo rádio ou pela TV.

Sua prática se limita aos seus cultos e sua missionariedade consiste em convidar parentes, amigos e outras pessoas que encontram nas ruas, no trabalho e em viagens, para que freqüentem o culto em suas igrejas.

http://www1.folha.uol.com.br/folha/treinamento/novoemfolha41/te21062006051.shtml

"E orou, de novo, e o céu deu chuva, e a terra fez germinar seus frutos. "No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos. A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento. Assim, pois, pelos seus frutos os conhecereis. Ora, aquele que dá semente ao que semeia e pão para alimento também suprirá e aumentará a vossa sementeira e multiplicará os frutos da vossa justiça, "

0 Comments:

Post a Comment

<< Home