Sunday, December 10, 2006

"SER ALGUÉM"

"Ser alguém

Se eu quiser ser alguém,
Tenho de fazer de conta. Tenho de fazer o pouco e o muito.
E pior, tenho de fazer. E devo olhar para cima, não pros lados,
E fazer-me indiferente ante as gritantes diferenças existentes.

Se eu quiser ser alguém,
Tenho de passar por cima
De pessoas e coisas,
E tratar aquelas
Como se fossem estas.
Pra ser alguém devo trilhar
Caminhos que nunca escolhi.

E aplicar-me em conseguir coisas
Que jamais quis.
Se quiser ser alguém,
Tenho de tornar-me pedra,
Tenho de cuspir fogo.
Tenho de ver o mundo com máscaras
Convenientemente adaptáveis.
Tenho de mastigar números vazios
E de digerir fórmulas sem alma.
Tenho de ouvir murmúrios inaudíveis
E não ouvir berros super-sônicos. Tenho de engolir camelos,
E de me engasgar com mosquitos.

Devo manifestar o que nunca senti
E calar o que arde, labareda em meu peito.
Querendo ser alguém,
Devo me espelhar nos que já foram.
E imitá-los, superá-los,
Ou cair no ridículo de me esforçar
Pra ser original. Se eu quiser ser alguém,
Tenho de pisar e acariciar
Tenho de sorrir e de ralhar
Com as mesmas pessoas, nos mesmos momentos.
Tenho de ser incoerentemente contraditório.
E paradoxalmente frio e quente.

Muitos já quiseram ser alguém E pouquíssimos se permitem ser, apenas. O que é certo nesta confusão, Nesta teia de exigências descabidas? O fato de ser alguém Não leva ninguém a ser todo mundo. E enquanto nós todos não formos cada um, Nunca seremos nós mesmos Na plenitude de nossa singularidade."

André Barcellos.
05/07/1988

Sabe, porém, isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos; pois os homens serão amantes de si mesmos, gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder.

Afasta- te também desses. Porque deste número são os que se introduzem pelas casas, e levam cativas mulheres néscias carregadas de pecados, levadas de várias concupiscências; sempre aprendendo, mas nunca podendo chegar ao pleno conhecimento da verdade.

Ora, numa grande casa, não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de madeira e de barro; e uns, na verdade, para uso honroso, outros, porém, para uso desonroso. Se, pois, alguém se purificar destas coisas, será vaso para honra, santificado e útil ao Senhor, preparado para toda boa obra.

Procura apresentar-te diante de Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.

Mas evita as conversas vãs e profanas; porque os que delas usam passarão a impiedade ainda maior, e as suas palavras alastrarão como gangrena; entre os quais estão Himeneu e Fileto, que se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição é já passada, e assim pervertem a fé a alguns.

Todavia o firme fundamento de Deus permanece, tendo este selo: O Senhor conhece os seus, e: Aparte-se da injustiça todo aquele que profere o nome do Senhor.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home