Friday, December 08, 2006

CCB - Congregação Cristã no Brasil: Fundada por Louis Francescon (1910)

"Quanto a formação religiosa, conheci a Bíblia nas aulas dominicais da igreja protestante Congregação Cristã no Brasil." Amílcar Brunazo Filho, o Kika

Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis. A oração feita por um justo pode muito em seus efeitos.

Aquele, porém, que atenta bem para a lei perfeita da liberdade, e nisso persevera, não sendo ouvinte esquecediço, mas fazedor da obra, este tal será bem-aventurado no seu feito.

O pentecostalismo clássico abrange as igrejas pioneiras: Congregação Cristã no Brasil no Brasil.
A Congregação Cristã foi fundada por um italiano em 1910, na capital paulista. Cabe observar que a Congregação Cristã no Brasil se auto-exclui da política partidária e rejeita os evangelismos eletrônico, editorial e musical. Daí continuar quase invisível no espaço público, apesar de ser a segunda maior igreja pentecostal do país.

Congregação Cristã no Brasil - Primeira igreja pentecostal instituída no país. Surge em 1910 por iniciativa do italiano Luigi Francescon, de origem presbiteriana, que vem dos Estados Unidos para ensinar imigrantes na América Latina. Começa a pregar em Santo Antônio da Platina (PR) e na capital paulista.

Nos primeiros 20 anos, a igreja restringe-se aos imigrantes italianos e a seus descendentes. Está concentrada no Sudeste, principalmente em São Paulo. Durante os cultos nos templos, homens e mulheres sentam-se separados.

O pentecostalismo chega ao país em 1910, com a fundação da Congregação Cristã no Brasil, na cidade de São Paulo. Atualmente, existem centenas de igrejas, e a principal, a Congregação Cristã no Brasil.

No Brasil o Pentecostalismo chegou em 1910-1911 com a vinda de missionários originários da América do Norte: Louis Francescon, que dedicou seu trabalho entre as colônias italianas no Sul e Sudeste do Brasil, originando a Congregação Cristã no Brasil.

A Revista Veja (nº 1758 03/07/02) publicou uma reportagem escrita por José Edward, que mostra-nos o avanço dos evangélicos em nossa pátria, vale realçar que a Revista Veja é um veículo que não possui vínculos com a igreja evangélica, portanto, uma matéria isenta, sem paixões denominacionais.

“Disse Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada. Quem não me ama, não guarda as minhas palavras...” Jo 14.23

“Não sabeis que sois santuário de Deus, e que o Espírito de Deus habita em vós?” 1Co 3.16

“Não vós ponhais em jugo desigual com os incrédulos; porquanto, que sociedade pode haver entre a justiça e a iniqüidade? Ou que comunhão da luz com as trevas?” 2Co 6.14

“Sede santos, porque eu sou santo. Disse o Senhor.” 1Pe 1.16

1 Comments:

At 7:46 PM, Blogger Unknown said...

estou estudando a doutrina da ccb,pois estou congregano nela.e estou amando a sã dutrina

 

Post a Comment

<< Home