A vida é feita de escolhas e momentos bons os quais nos mostram que vale a pena respirar e enfrentar as adversidades.
1910 - Em São Paulo, imigrante italiano funda a Congregação Cristã no Brasil
“A Congregação Cristã no Brasil surgiu em março de 1910, fundada por Luigi Fracescon, um italiano de 44 anos, dirigente de comunidades pentecostais que veio morar em São Paulo depois de ter vivido algum tempo nos Estados Unidos. Com o nome de Congregação Cristã, esta igreja está presente nos Estados Unidos, Europa, Japão, por toda América Latina e Central, Rússia e Grécia. Embora espalhada por todo país, a congregação é mais numerosa na região sudeste.”
CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
O principal documento para reconstituição dos primórdios da Congregação Cristã do Brasil é o testemunho escrito por seu fundador, o ancião Louis Francescon (Luigi Francescon), em Chicago, Illinois, U.S.A.
Louis Francescon, operário italiano, homem oriundo de um grande despertamento espiritual, teve honra de ser um dos iniciadores da Reforma Italiana, que no século XVI surgira cheia de promessas e esperanças, para logo desaparecer, deixando apenas vestígios.
Nasceu no dia 29 de março de 1866, na Comarca de Cavasso Nuovo - província de Udine, Itália, tendo imigrado para os E.U.A após servir ao exército e chega no dia 03 de março de 1890 à cidade de Chicago, estado de Illinois.
No mesmo ano começou a ter conhecimento do Evangelho através do irmão Miguel Nardi. Em 1891 teve compreensão do novo nascimento e aceitou a Cristo como seu Salvador. Em março do ano seguinte, junto ao grupo evangelizado pelo irmão Nardi e algumas famílias da igreja Valdense, fundaram a Primeira Igreja Presbiteriana Italiana, tendo sido eleito Fillippo Grilli como pastor. Francencon foi eleito diácono e, após alguns anos, ancião dessa igreja.
Após três anos, recebeu uma revelação enquanto lia a Bíblia Sagrada, em Cl.2.12: "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos." No momento da leitura ouviu duas vezes as seguintes palavras: "Tu não obedecestes a este meu mandamento".
A partir daí, inicia o questionamento do batismo por aspersão praticado pela Igreja Presbiteriana Italiana, questionamento, acerca da prática do batismo, e não da doutrina da salvação, uma vez que ele mesmo afirma:
" No ano de 1898, o Senhor salvou o irmão Giuseppe Beretta por meio dos Metodistas Livres, Americanos, o qual após algum tempo uniu-se conosco, Presbiterianos Italianos". Parece-nos que a doutrina atual da CCB sobre o batismo por imersão está intimamente ligada à salvação, se trata de uma doutrina desenvolvida por ela muito depois.
Em fins de 1907, o grupo liderado por Franscescon tomou contato com o nascente movimento pentecostal, participando das reuniões realizadas na missão localizada na West North Avenue, 943 que tinha como pastor Willian H. Durham.
É importante fazermos aqui parênteses para dar mais detalhes sobre o ministério que foi desenvolvido pelo Pr. William H. Durham (1873-1912). Dinâmico líder do início do movimento Pentecostal e proponente da doutrina da santificação como processo continuo, e não como uma crise ou experiência, colaborou para distinguir a doutrina pentecostal neste ponto da teologia Holliness originária.
Tendo ouvido falar sobre o derramamento do espírito, que estava ocorrendo na California em 1906, Durham visitou a Missão da Rua Azuza, em Los Angeles, tendo recebido o batismo do Espírito Santo pelo dom de línguas estranhas, no dia 02 de março de 1907, e nesse momento o Pr. J. Seymour profetizou que onde Durham pregasse, o Espírito Santo seria derramado sobre o povo.
No dia 04 de setembro de 1909, Francescon e Giacomo, embarcam em Chicago, para a cidade de Buenos Aires, onde, em contato com familiares de membros da igreja norte- americana, instalaram o trabalho pentecostal entre a colônia italiana dali. Hoje, a igreja que ali surgiu foi incorporada pela Igreja Cristã Pentecostal da Argentina.
Nessa mesma viagem, em 08 de março de 1910, embarcam para o Brasil, com destino a São Paulo. No segundo dia de sua estada no Brasil encontraram um italiano chamado Vicenzo Pievani, na Praça da Luz, onde pregaram o evangelho. Parece, todavia, que de início seu trabalho foi pouco promissor, até que em 18 de abril Giacomo Lombardi partiu para Buenos Aires, e Francescon foi para Santo Antonio da Platina, no Paraná, chegando lá em 20 de abril de 1910, e deixou estabelecido ali um pequeno grupo de crentes pentecostais, o primeiro grupo desse segmento no Brasil.
Ao retornar em 20 de junho para São Paulo, após um contato inicial com a Igreja Presbiteriana do Brás, onde alguns membros aceitaram a mensagem pentecostal, bem como alguns batistas, metodistas e católicos romanos, surge a primeira "Congregação Cristã" organizada em nosso país. Já, no mês de setembro, Francescon segue novamente para o Panamá, deixando ali a novel igreja sem maior respaldo.
A partir daí, o trabalho da Congregação Cristã espalha-se por onde existem colônias italianas, notadamente na região sudeste do país, principalmente nos Estados de São Paulo e Paraná, onde até hoje se concentram. Seu fundador , o ancião Louis Francescon, faleceu em 07 de setembro de 1964, na cidade de Oak Park, Illinois, U.S.A.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home