Um rota, Um Obra: as bases para o movimento pentecostal em solo brasileiro: Louis Francescon (fundador da Congregação Cristã no Brasil)!
"Louis Francescon"
Congregação Cristã no Brasil — CCB
O movimento pentecostal surgiu no Brasil com a Congregação Cristã no Brasil,29 fundada por Louis Francescon, de origem italiana. Em 1890, depois de cumprir o serviço militar, mudou-se para Chicago, nos Estados Unidos. No mesmo ano, ele ouviu o evangelho através de Miguel Nardi, converteu-se no ano seguinte e passou a congregar, como diácono, numa igreja presbiteriana.
Em 1907, Francescon entrou em contato com o movimento pentecostal por um pastor norte-americano chamado William Durham, que havia recebido o batismo no Espírito Santo em Los Angeles, em 1906.
Francescon juntou-se ao grupo de Durham, que anunciava a promessa do Espírito Santo.
Em 1909, por revelação espiritual, Francescon, G. Lombardi e Lucia Menna embarcaram para Buenos Aires e, em 1910, chegaram a São Paulo. No dia seguinte, conheceram um italiano, ateu, chamado Vicenzo Pievani, que mais tarde se converteria junto com a esposa e mais nove pessoas.
O batismo dessas onze pessoas marcou o que Francescon chamou de “as primícias da grande obra de Deus naquele país”.
"Pontos de Doutrina e da Fé que uma vez foi dada aos Santos" a Congregação faz sua Declaração de Fé
01 - Nós cremos na inteira Bíblia e aceitamo-la como infalível Palavra de Deus, inspirada pelo Espírito Santo. A Palavra de Deus é a única e perfeita guia da nossa fé e conduta, e a Ela nada se pode acrescentar ou d'Ela diminuir. É, também, o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê. (II Pedro, 1.21: II Tm 3.16,17: Rom 1.16);
02 - Nós cremos que há um só Deus vivente e verdadeiro, eterno e de infinito poder, Criador de todas as coisas, em cuja unidade há três pessoas distintas: o Pai, o Filho e o Espírito Santo. (Ef. 4.6: Mt. 28.19; IJo. 5.7);
03 - Nós cremos que Jesus Cristo, o Filho de Deus, é a palavra feita carne, havendo assumido uma natureza humana no ventre de Maria Virgem, possuindo Ele, por conseguinte, duas naturezas, a divina e a humana: por isso, é chamado verdadeiro Deus e verdadeiro Homem e é o único Salvador, pois sofreu a morte pela culpa de todos os homens. (Lc.1.27-35; Jo.1.14; 1Pe3.18);
04 - Nós cremos na existência pessoal do diabo e seus anjos, maus espíritos, que, junto a ele serão punidos no fogo eterno. (Mt. 25.41);
05 - Nós cremos que a regeneração ou o novo nascimento só se recebe pela fé em Jesus Cristo, que pelos nossos pecados foi entregue e ressuscitou para nossa justificação. Os que estão em Cristo Jesus são novas criaturas. Jesus Cristo, para nós, foi feito por Deus sabedoria, justiça, santificação e redenção. (Rm. 3.24,25; I Cor. 1.30; 2 Cor. 5.17);
06 - Nós cremos num batismo na água com uma só imersão em nome de Jesus Cristo (At. 2.38) e em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo. (Mt. 28.18,19);
07 - Nós cremos no batismo do Espírito Santo, com evidência de novas línguas, conforme o Espírito Santo concede que se fale. (At. 2.4; 10.47-4; 19.6);
08 - Nós cremos na santa ceia. Jesus Cristo, na noite em que foi traído, tomando o pão e havendo dado graças partiu-o e deu-o aos discípulos dizendo: "Isto é o meu corpo que por vós é dado: fazei isto em memória de mim". Semelhantemente tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: "Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós". (Lc.22.19,20; 1Co.1.24.25);
09 - Nós cremos na necessidade de nos abster das coisas sacrificadas aos ídolos, do sangue, da carne sufocada e da fornicação, conforme mostrou o Espírito Santo na assembléia de Jerusalém. (At. 15. 28,29; 16,4; 21.25);
10 - Nós cremos que Jesus Cristo tomou sobre si as nossas enfermidades. "Está alguém entre vós doente? Chame os presbíteros da Igreja, e orem sobre ele, ungindo-o com azeite em nome do Senhor. E a oração da fé salvará o doente, e o Senhor o levantará; e se houver cometido pecados, ser-lhe-ão perdoados". (Mt. 8.17; Tg. 5.14,15);
11 - Nós cremos que o mesmo Senhor (antes do milênio) descerá do céu com alarido com voz de arcanjo e com a trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro. Depois nós, os que ficarmos vivos seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor. (ITs.4.16,17; Ap.20.6);
12 - Nós cremos que haverá a ressurreição corporal dos mortos, justos e injustos. Estes irão para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna. (At. 24.15; Mt. 25.46);
A Congregação Cristã no Brasil permaneceu imutável quanto à forma de governo, à estrutura eclesiástica e ao modus vivendi.
Dentre suas principais características destaca-se a ausência de clero assalariado.
Conforme seu regimento interno de 1948: “todo servo de Deus deve trabalhar para o seu sustento material. Não dependendo da irmandade, pode agir com mais franca imparcialidade em todos os casos que se apresentarem”.
O mencionado regimento também proíbe a participação, em cultos e reuniões, de pessoas portadoras de doenças contagiosas; a leitura de material “estranho”, já que as Escrituras contêm tudo o que se precisa, individual e coletivamente, e a participação de seus fiéis em cultos de outras igrejas.
A Congregação não admite cerimônias religiosas em casamentos, tolerando-se apenas uma oração, que pode ser feita por qualquer irmão presente, quando não houver ancião, cooperador ou diácono, pois isso não faz parte do ministério.
Tampouco se admitem certos costumes, como a vigília do primeiro dia do ano com cantos e orações, e outras solenidades para comemorar festas materiais. O serviço em funerais deve ser julgado de acordo com o momento.
O corpo não deve ser levado à casa de oração por constituir hábito e imitação de costumes mundanos, que não se fundamentam na fé apostólica e na palavra de Deus.
A Congregação também não permite partidos políticos de espécie alguma.
Por ser uma determinação legal, cada um é livre para cumprir seu dever de votar. Entretanto os remidos pelo sangue do concerto eterno não podem votar em partidos que neguem a existência de Deus e sua moral.
Os que ocupam cargos no ministério não devem aceitar encargos políticos. Nas dependências da igreja não é permitida propaganda nem visitação de candidatos a cargos políticos.
A igreja também não possui jornais, propaganda nem literatura religiosa. Tampouco se corresponde com os que os editam, pois “outras luzes não precisamos, nem queremos. O tempo muda sempre, porém a palavra de Deus é imutável; mudam os homens, porém o Senhor é o mesmo, eterno e fiel”.
Diferentemente de outros grupos evangélicos ou pentecostais, a ccb não publica literatura nem divulga informações a respeito de sua atuação, o que dificulta uma pesquisa mais acurada sobre essa denominação.
O pentecostalismo surgiu no Brasil em 1910, com a Congregação Cristã no Brasil, e hoje representa o maior segmento da comunidade evangélica.
Primeiro em 1910, pelo italiano Louis Francescon, fundador da Congregação Cristã no Brasil.
O principal documento para reconstituição dos primórdios da Congregação Cristã do Brasil é o testemunho escrito por seu fundador, o ancião Louis Francescon (Luigi Francescon), em Chicago, Illinois, U.S.A.
Louis Francescon, operário italiano, homem oriundo de um grande despertamento espiritual, teve honra de ser um dos iniciadores da Reforma Italiana, que no século XVI surgira cheia de promessas e esperanças, para logo desaparecer, deixando apenas vestígios.
Nasceu no dia 29 de março de 1866, na Comarca de Cavasso Nuovo - província de Udine, Itália, tendo imigrado para os E.U.A após servir ao exército e chega no dia 03 de março de 1890 à cidade de Chicago, estado de Illinois.
Francencon foi eleito diácono e, após alguns anos, ancião dessa igreja.
Após três anos, recebeu uma revelação enquanto lia a Bíblia Sagrada, em Cl.2.12: "Sepultados com ele no batismo, nele também ressuscitastes pela fé no poder de Deus, que o ressuscitou dos mortos." No momento da leitura ouviu duas vezes as seguintes palavras: "Tu não obedecestes a este meu mandamento".
Nessa mesma viagem, em 08 de março de 1910, embarcam para o Brasil, com destino a São Paulo. No segundo dia de sua estada no Brasil encontraram um italiano chamado Vicenzo Pievani, na Praça da Luz, onde pregaram o evangelho.
Parece, todavia, que de início seu trabalho foi pouco promissor, até que em 18 de abril Giacomo Lombardi partiu para Buenos Aires, e Francescon foi para Santo Antonio da Platina, no Paraná, chegando lá em 20 de abril de 1910, e deixou estabelecido ali um pequeno grupo de crentes pentecostais, o primeiro grupo desse segmento no Brasil.
Ao retornar em 20 de junho para São Paulo, após um contato inicial com a Igreja Presbiteriana do Brás, onde alguns membros aceitaram a mensagem pentecostal, bem como alguns batistas, metodistas e católicos romanos, surge a primeira "Congregação Cristã" organizada em nosso país. Já, no mês de setembro, Francescon segue novamente para o Panamá.
A partir daí, o trabalho da Congregação Cristã espalha-se por onde existem colônias italianas, notadamente na região sudeste do país, principalmente nos Estados de São Paulo e Paraná, onde até hoje se concentram. Seu fundador , o ancião Louis Francescon, faleceu em 07 de setembro de 1964, na cidade de Oak Park, Illinois, U.S.A.
Primeiramente, devemos ter em mente que a Congregação Cristã tem origem num ambiente teológico, onde a predestinação domina, tendo vindo deu fundador, assim como boa parte de seus membros.
OSQUESTRAS NA CONGREGAÇÕES CCB
A Obra de Deus no Brasil foi iniciada em 1910, e até 1932 não havia orquestras nas congregações; apenas algumas delas possuíam órgão.
Em maio desse mesmo ano, Deus fez saber a seu servo, o irmão Louis Francescon, que convocasse uma reunião de anciães, diáconos e alguns jovens, a fim de orarem a Deus e apresentarem a necessidade de um conjunto de instrumentos que auxiliasse a irmandade no canto dos hinos. Desde então, muitos irmãos interessaram-se em estudar música, formando assim as primeiras orquestras.
Crescendo cada vez mais o seu número, passou essa parte a integrar-se na Obra de Deus. Consideraram então os Anciães a necessidade de haver um irmão Encarregado da parte musical, tendo Deus apontado para esse encargo o irmão Ancião João Finotti, que além de Ter sido um dos primitivos chamados a esta graça, também era músico.
Como crescesse a Obra de Deus e o irmão João Finotti não pudesse atender a todos exames dos músicos, foram colocados como seu auxiliares os irmãos Miguel Oliva e João Baptista Vano, por ocasião da última viagem de nosso irmão Ancião Louis Francescon ao Brasil, em 1948. Anos após foram colocados mais auxiliares, tanto para este Estado (São Paulo) como para outros.
Ora, havendo o Senhor recolhido para Seu reino o caro irmão Ancião João Finotti no dia 01/10/1966, ficou deliberado em uma das reuniões gerais do Ministério de Anciões, não haver mais Encarregado Geral das Orquestras.
Os irmãos que eram Auxiliares do mesmo passarão a ser Encarregados Regionais, sendo que os irmãos Miguel Oliva e João Baptista Vano, como primitivos, atenderão a todas as regiões onde não haja Encarregado Regional. À medida que Deus preparar serão colocados mais Encarregados Regionais. Histórico das Orquestras na Igreja - editado por CCB.
OS DOZES ANCIÃES
MAIS ANTIGOS - NOME - COMUM CCB - DATA
01 - PR - Natal Mendes de Moraes PR - Curitiba - Portão 08/11/53
02 - SP - Luiz Galzignato Junior SP - Santos 10/04/58
03 - MG Euripedes Félix de Braga - MG - Ituiutaba 12/04/58
04 - SP - Abel Rolim Pinheiro - SP - Itai - 21/06/59
05 - SP - Claudio de Oliveira - SP - Ubatuba - 25/05/60
06 - MS - Pedro Martins de Souza - MS - Paranaiba - 12/06/60
07 - SP - Natanael Agrello - SP - São Paulo - Lapa - 08/04/61
08 - SP - Antonio Gonçalves Dantas - SP - São Paulo - Interlagos 08/04/61
09 - SP - Pedro Resina Fernandes - SP - São Paulo - Pinheiros - 09/04/61
10 - PR - Josias Alves Soares - PR - Nova Esperança - 29/04/61
11 - BA - Adolfo Antunes Ferreira - BA - Remanso - 19/05/61
12 - PR - Lázaro Teixeira Bastos - PR - Maringá - 30/12/61
Fachada "Em Nome do Senhor Jesus"
Quando a primeira Congregação do Brás foi construída na Rua Uruguaiana, os servos de Deus aqui em São Paulo escreveram para o nosso saudoso irmão Louis Francescon nos Estados Unidos dizendo:
"Irmão, a Paz de Deus, a nossa Congregação já está construída mas só que a parede do púlpito está vazia e lisa, o que o irmão acha, devemos juntar alguma paisagem ou escrever uma passagem bíblica?"
Então passou-se alguns dias e chegou a carta do nosso irmão Louis Francescon, e aos nossos irmãos do Brasil ele dizia: "Caros irmãos e irmãs dou-vos a Paz de Deus, eu não sei o que colocar mas vou orar a Deus, os irmãos também orem também e aquilo que o Senhor revelar será feito.
Então os irmãos começaram a orar a Deus pedindo que Ele revelasse a Sua santa vontade ao nosso irmão Louis Francescon.
Então nosso irmão Louis se reunindo com alguns irmãos e irmãs para orarem a Deus aconteceu que naquele momento Deus tomou uma irmã pelo Espírito Santo com evidência de novas línguas, mas ninguém compreendia e Deus naquele momento se usou de uma irmã com o Dom de interpretação de línguas, dizia: Há de ser escrito somente "Em Nome do Senhor Jesus".
Você sabia que a Congregação Cristã já está presente em mais de 42 países e continua chegando em mais países onde não existe a Obra de Deus e que o hinário da Congregação já está traduzido pra mais de 10 idiomas.
O ano é 1.890 e falamos de Louis Francescon, para Honra e Glória do Senhor Jesus.
A Congregação Cristã no Brasil (CCB) iniciou-se no Brasil mediante a Vontade de Deus, colocando no coração de seu Servo, o missionário Luigi Francesconi conforme o original italiano, a missão de seguir para o Brasil.
O Estabelecimento da Igreja no Brasil
Depois de ter estabelecido o trabalho na Argentina, Francescon e Giacomo Lombardi dirigiram-se ao Brasil em 8 de março de l910, com destino a São Paulo. No segundo dia de estada no Brasil encontraram um italiano chamado Vicenzo Pievani, na Praça da Luz, onde pregaram o evangelho.
Parece, todavia, que de início seu trabalho foi pouco promissor, até que em 18 de abril, G. Lombardi partiu para Buenos Aires, e Francescon foi para Santo Antonio da Platina, no Paraná, chegando lá em 20 de abril de l910, e deixou estabelecido ali um pequeno grupo de crentes pentecostais, o primeiro grupo desse segmento no Brasil.
Louis Francescon, a Intripidez na Graça de Deus
Louis Francescon (29 de março de 1866 - 7 de setembro de 1964), religioso italiano, é o fundador da denominação evangélica Congregação Cristã no Brasil.
Louis Francescon nasceu em 1866 na comarca de Cavasso Nuovo, província de Udine, Itália.
Após cumprir serviço militar, migrou para a América do Norte, onde aportou, em 3 de março de 1890.
Nesse mesmo ano, iniciou sua convivência com o evangelicalismo protestante, ao qual veio a doar-se, a partir de dezembro de 1891.
Em março de 1892, foi eleito diácono (e, anos após, ancião) de uma recém criada igreja presbiteriana, liderada por italianos valdenses. Suas memórias citam uma experiência pessoal, em princípios de 1894 quando estava em Cincinnati, Ohio, por motivo de trabalho.
Estando ajoelhado em seu quarto, orando e lendo a Bíblia, ao chegar em Colossenses 2.12, Francescon ouviu uma voz que lhe disse, duas vezes: ”Tu não obedeceste a este meu mandamento”. Ao que teria respondido: ”Senhor jamais alguém me falou neste assunto”. Sua carreira de fé mudou após esse acontecimento.
Em 1º de Janeiro de 1895, casou-se com Rosina Balzano, membro de sua igreja. Em dezembro de 1903, retornou à Itália, para visitar parentes, regressando a Chicago, em maio de 1904. Cinco meses após, juntamente com outras famílias, deixou a igreja, passando a reunir-se em casas.
Em julho de 1907, numa congregação da W. North Ave, 943, sua esposa recebeu a promessa do Espírito Santo, o que ele próprio também recebeu dias após, em 25 de agosto. Várias outras pessoas também foram batizadas no Espírito Santo nessa igreja.
Em janeiro de 1908, batizou nas águas cerca de 70 desses novos irmãos, alguns dos quais milagrosamente foram libertos de doenças crônicas e incuráveis, entre os quais um por nome G. Lombardi.
Em março do ano seguinte, Francescon e Lombardi, ambos casados e com seis filhos, abandonaram seus empregos e integraram-se à causa da fé. Em 4 de setembro, embarcaram de Chicago para Buenos Aires, para onde viajariam novamente, em janeiro de 1910.
Da Argentina, seguiram até São Paulo (Brasil), em 8 de março de 1910, onde permaneceram até 18 de abril, quando Lombardi retornou para Buenos Aires e Francescon seguiu para Santo Antônio da Platina, no Paraná, onde chegou dois dias depois. Durante sua estadia, 11 pessoas creram no Evangelho, foram batizadas em águas e no Espírito Santo.
Por contrariar poderes religiosos estabelecidos na região, Francescon foi jurado de morte e regressou para São Paulo, em 20 de junho. Chegando naquela cidade, cerca de 20 pessoas (na maioria presbiterianos, batistas e metodistas, além de alguns poucos católicos romanos) creram na pregação de Francescon, alguns dos quais foram curados de enfermidades e outros selados com o dom do Espírito Santo.
Com este missionário, teve início a obra que resultou na Congregação Cristã no Brasil.
Louis Francescon faleceu em 1964 na cidade de Oak Park, Illinois, nos EUA.
A primeira, chamada pentecostalismo clássico, abrange o período de 1910 a 1950 e vai de sua implantação no país, com a fundação da Congregação Cristã no Brasil. No Brasil o Pentecostalismo chegou em 1910-1911 com a vinda de missionários originários da América do Norte: Louis Francescon, que dedicou seu trabalho entre as colônias italianas no Sul e Sudeste do Brasil, originando a Congregação Cristã no Brasil.
Congregação Cristã no Brasil
Primeira igreja pentecostal instituída no país. Surge em 1910 por iniciativa do italiano Luigi Francescon, de origem presbiteriana, que vem dos Estados Unidos para ensinar imigrantes na América Latina.
Começa a pregar em Santo Antônio da Platina (PR) e na capital paulista. Nos primeiros 20 anos, a igreja restringe-se aos imigrantes italianos e a seus descendentes. Está concentrada no Sudeste, principalmente em São Paulo. Durante os cultos nos templos, homens e mulheres sentam-se separados.
O pentecostalismo chega ao país em 1910, com a fundação da Congregação Cristã no Brasil, na cidade de São Paulo. Atualmente, existem centenas de igrejas, a Congregação Cristã no Brasil considerada a principal dela salvo o melhor juízo.
0 Comments:
Post a Comment
<< Home