Monday, December 04, 2006

Louis Francescon

Louis Francescon (29 de março de 1866 - 7 de setembro de 1964), religioso italiano, é o fundador da denominação evangélica Congregação Cristã no Brasil.

Louis Francescon nasceu em 1866 na comarca de Cavasso Nuovo, província de Udine, Itália.
Após cumprir serviço militar, migrou para a América do Norte, onde aportou, em 3 de março de 1890.
Nesse mesmo ano, iniciou sua convivência com o evangelicalismo protestante, ao qual veio a doar-se, a partir de dezembro de 1891.

Em março de 1892, foi eleito diácono (e, anos após, ancião) de uma recém criada igreja presbiteriana, liderada por italianos valdenses. Suas memórias citam uma experiência pessoal, em princípios de 1894 quando estava em Cincinnati, Ohio, por motivo de trabalho. Estando ajoelhado em seu quarto, orando e lendo a Bíblia, ao chegar em Colossenses 2.12, Francescon ouviu uma voz que lhe disse, duas vezes: ”Tu não obedeceste a este meu mandamento”. Ao que teria respondido: ”Senhor jamais alguém me falou neste assunto”. Sua carreira de fé mudou após esse acontecimento.

Em 1º de Janeiro de 1895, casou-se com Rosina Balzano, membro de sua igreja. Em dezembro de 1903, retornou à Itália, para visitar parentes, regressando a Chicago, em maio de 1904. Cinco meses após, juntamente com outras famílias, deixou a igreja, passando a reunir-se em casas.
Em julho de 1907, numa congregação da W. North Ave, 943, sua esposa recebeu a promessa do Espírito Santo, o que ele próprio também recebeu dias após, em 25 de agosto. Várias outras pessoas também foram batizadas no Espírito Santo nessa igreja.

Em janeiro de 1908, batizou nas águas cerca de 70 desses novos irmãos, alguns dos quais milagrosamente foram libertos de doenças crônicas e incuráveis, entre os quais um por nome G. Lombardi.

Em março do ano seguinte, Francescon e Lombardi, ambos casados e com seis filhos, abandonaram seus empregos e integraram-se à causa da fé. Em 4 de setembro, embarcaram de Chicago para Buenos Aires, para onde viajariam novamente, em janeiro de 1910.

Da Argentina, seguiram até São Paulo (Brasil), em 8 de março de 1910, onde permaneceram até 18 de abril, quando Lombardi retornou para Buenos Aires e Francescon seguiu para Santo Antônio da Platina, no Paraná, onde chegou dois dias depois. Durante sua estadia, 11 pessoas creram no Evangelho, foram batizadas em águas e no Espírito Santo.

Por contrariar poderes religiosos estabelecidos na região, Francescon foi jurado de morte e regressou para São Paulo, em 20 de junho. Chegando naquela cidade, cerca de 20 pessoas (na maioria presbiterianos, batistas e metodistas, além de alguns poucos católicos romanos) creram na pregação de Francescon, alguns dos quais foram curados de enfermidades e outros selados com o dom do Espírito Santo.
Com este missionário, teve início a obra que resultou na Congregação Cristã no Brasil.

Louis Francescon faleceu em 1964 na cidade de Oak Park, Illinois, nos EUA.

Retirado de "http://pt.wikipedia.org/wiki/Louis_Francescon"

0 Comments:

Post a Comment

<< Home