Monday, December 25, 2006

Congregação Cristã no Brasil — CCB -"Recebestes de graça, dai de graça" (Mt 10, 8)

O movimento pentecostal surgiu no Brasil com a Congregação Cristã no Brasil, fundada por Louis Francescon, de origem italiana.

Em 1890, depois de cumprir o serviço militar, mudou-se para Chicago, nos Estados Unidos. No mesmo ano, ele ouviu o evangelho através de Miguel Nardi, converteu-se no ano seguinte e passou a congregar, como diácono, numa igreja presbiteriana.

Em 1907, Francescon entrou em contato com o movimento pentecostal por um pastor norte-americano chamado William Durham, que havia recebido o batismo no Espírito Santo em Los Angeles, em 1906.

Francescon juntou-se ao grupo de Durham, que anunciava a promessa do Espírito Santo.

Em 1909, por revelação espiritual, Francescon, G. Lombardi e Lucia Menna embarcaram para Buenos Aires e, em 1910, chegaram a São Paulo.

No dia seguinte, conheceram um italiano, ateu, chamado Vicenzo Pievani, que mais tarde se converteria junto com a esposa e mais nove pessoas.

O batismo dessas onze pessoas marcou o que Francescon chamou de “as primícias da grande obra de Deus naquele país”.

Ao longo de sua existência, a Congregação Cristã no Brasil permaneceu imutável quanto à forma de governo, à estrutura eclesiástica e ao modus vivendi. Dentre suas principais características destaca-se a ausência de clero assalariado.

Conforme seu regimento interno de 1948: “todo servo de Deus deve trabalhar para o seu sustento material. Não dependendo da irmandade, pode agir com mais franca imparcialidade em todos os casos que se apresentarem”.

O mencionado regimento também proíbe a participação, em cultos e reuniões, de pessoas portadoras de doenças contagiosas; a leitura de material “estranho”, já que as Escrituras contêm tudo o que se precisa, individual e coletivamente, e a participação de seus fiéis em cultos de outras igrejas.

A Congregação não admite cerimônias religiosas em casamentos, tolerando-se apenas uma oração, que pode ser feita por qualquer irmão presente, quando não houver ancião, cooperador ou diácono, pois isso não faz parte do ministério.

Tampouco se admitem certos costumes, como a vigília do primeiro dia do ano com cantos e orações, e outras solenidades para comemorar festas materiais.

O serviço em funerais deve ser julgado de acordo com o momento. O corpo não deve ser levado à casa de oração por constituir hábito e imitação de costumes mundanos, que não se fundamentam na fé apostólica e na palavra de Deus.

A Congregação também não permite partidos políticos de espécie alguma. Por ser uma determinação legal, cada um é livre para cumprir seu dever de votar. Entretanto os remidos pelo sangue do concerto eterno não podem votar em partidos que neguem a existência de Deus e sua moral.

Os que ocupam cargos no ministério não devem aceitar encargos políticos. Nas dependências da igreja não é permitida propaganda nem visitação de candidatos a cargos políticos.

A igreja também não possui jornais, propaganda nem literatura religiosa.

Tampouco se corresponde com os que os editam, pois “outras luzes não precisamos, nem queremos. O tempo muda sempre, porém a palavra de Deus é imutável; mudam os homens, porém o Senhor é o mesmo, eterno e fiel”.

Diferentemente de outros grupos evangélicos ou pentecostais, a ccb não publica literatura nem divulga informações a respeito de sua atuação, o que dificulta uma pesquisa mais acurada sobre essa denominação.

O pentecostalismo surgiu no Brasil em 1910, com a Congregação Cristã no Brasil, e hoje representa o maior segmento da comunidade evangélica.

Recebestes de graça, dai de graça".

Que estas palavras ressoem no coração de Toda Irmandade Em Nome do Senhor Jesus Cristo - E Seu Nome Seja em Eterno Louvado!

"Ai dos que ao mal chamam bem, e ao bem mal: que fazem da escuridade luz, e da luz escuridade; e fazem do amargo doce, e do doce amargo!" Isaías 5:20

"Recebestes de graça, dai de graça" (Mt 10, 8).

"Todos pecaram e estão privados da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente pela sua graça".
(Rom 3, 23-24).

"Recebestes de graça, dai de graça", precisamente ao enviar os apóstolos a propagar o Evangelho da Graça de Deus, a salvação, primeiro e principal dom por Ele oferecido à humanidade e agora em especial a Irmandade.

Ele quer que o seu Reino, já vizinho, se difunda através de gestos de amor gratuito dos seus discípulos. Assim fizeram os apóstolos na aurora do cristianismo, e aqueles que os encontraram sentiram que eram portadores de uma mensagem maior do que eles mesmos. A Graça de Deus.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home