Monday, January 29, 2007

Empregue o seu dinheiro em bons negócios, e com o tempo ele aumentará.

Nós estaremos caminhando para o nosso último descanso; e, quando isso acontecer, haverá gente chorando por nossa causa nas ruas.

É ilusão, é ilusão, diz o Sábio. Tudo é ilusão. Nós teremos de prestar contas a Deus de tudo o que fizermos e até daquilo que fizermos em segredo, seja o bem ou o mal.

Não critique o governo nem mesmo em pensamento e não critique o homem rico nem mesmo dentro do seu próprio quarto, pois um passarinho poderia ir contar a eles o que você disse.

Viva alegre durante todos os anos da sua vida. Mas, mesmo que você viva muitos anos, lembre que ficará morto durante muito mais tempo. Tudo o que acontece é ilusão.

Jovem, aproveite a sua mocidade e seja feliz enquanto é moço. Faça tudo o que quiser e siga os desejos do seu coração. Mas lembre de uma coisa: Deus o julgará por tudo o que você fizer.

Não deixe que nada o preocupe ou faça sofrer, pois a mocidade dura pouco.
Lembre do seu Criador enquanto você ainda é jovem, antes que venham os dias maus e cheguem os anos em que você dirá: "Não tenho mais prazer na vida."

Procurou usar palavras agradáveis, e tudo o que escreveu é verdade. As palavras dos sábios são como pregos bem pregados; são como as varas pontudas que os pastores usam para guiar as ovelhas. Essas palavras foram dadas por Deus, o único Pastor de todos nós.

Sunday, January 28, 2007

DEUS CUIDADO DOS PASSÁROS E SEUS FILHOS E FILHOTES e os Vermes de Jacó muito Mais.

Posted by Picasa

TÓPICOS DE ENSINAMENTOS - 55ª ASSEMBLÉIA - 199O

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

TÓPICOS DE ENSINAMENTOS
55ª ASSEMBLÉIA – 1990 – RESUMO DE ENSINAMENTOS


SÃO PAULO - 10 A 13 DE ABRIL DE 1990
EM NOME DO SENHOR JESUS INICIARAM-SE ESTAS REUNIÕES COM ORAÇÃO

1 - PRELEÇÕES DEMORADAS DURANTE OS CULTOS

Alguns servos fazem demoradas preleções ao iniciar os cultos, antes da oração, antes dos testemunhos e antes da Palavra.

Essas preleções fazem com que a irmandade não venha a dar a devida atenção à exortação da Palavra.

Além do mais, isso toma muito tempo e leva os cultos a terminarem muito tarde. Assim, ao invés de trazer algum benefício, essas preleções acabam trazendo prejuízo.

Deve-se também orientar a irmandade a não fazer orações prolongadas.

2 - CARAVANAS

Deve-se evitar caravanas de irmandade para batismos, reuniões da mocidade ou mesmo visita a outras localidades, num raio superior a 100 quilômetros.

Devemos evitar ir a lugares mais distantes, onde se têm de voltar de madrugada ou, até mesmo, passar a noite.

Quando se tratar da mocidade, é sempre aconselhável que vá um Cooperador de Jovens e Menores junto, ou mesmo uma irmã da Obra da Piedade, para haver o máximo respeito.

Outrossim, deve-se considerar que há congregações mais afastadas que não comportam grande número de irmandade e a mocidade acaba ficando fora, sem participar da reunião.

3 - GUIA DO ESPÍRITO SANTO NOS CULTOS

A irmandade deve ser ensinada a fazer todos os movimentos da igreja pela guia do Espírito Santo; tanto no chamar dos hinos, como nas orações e nos testemunhos. As coisas movidas pelo Espírito Santo vêm na hora certa para fazer as obras de Deus no meio da irmandade.

Quando se abre a liberdade para os testemunhos, deve-se dizer: “Estamos na liberdade para testemunhança; aqueles que forem chamados pelo Espírito Santo, para glorificar a Deus...”.

4 - BATISMO DE AIDÉTICOS

Deve-se explicar à irmandade que, quando souberem de algum doente, portador de AIDS, que deseja ser batizado, não devem traze-lo nos batismos gerais.
Para esses casos deverá ser feito um batismo especial, na própria congregação.

Se necessário, o servo irá à casa do próprio enfermo e fará o batismo, em um tanque portátil, que depois será convenientemente lavado.

Nas santas ceias, se houver algum irmão aidético, deverá ficar para a última rodada, no fim.

E deverá ser aconselhado a retirar-se sem saudar a irmandade. Essas cautelas se fazem necessárias, em virtude de problemas sanitaristas.

5 - REUNIÕES PARA A MOCIDADE - SOLTEIRÕES

Há irmãos e irmãs solteiros, que já têm uma certa idade mas têm prazer de freqüentar as reuniões para a mocidade.
Não convém estar insistindo com eles para que se decidam a casar.
Os irmãos e irmãs nessas condições não se sentem bem com esse tipo de incentivo.

6 - BATISMOS - COMO PROCEDER, QUANDO NÃO SE APRESENTE NINGUÉM PARA BATIZAR

Se foi orado para a realização do batismo e a alma que queria ser batizada desistiu, faz-se o serviço normalmente. Faz-se a pregação da Palavra.

Pode-se apresentar alguém para se batizar, convertido pelo Senhor. Não se deve encerrar o batismo sem ir para o tanque das águas. Agradece-se ao Senhor da mesma maneira.

7 - IRMÃOS QUE SE DESVIARAM E DEPOIS RETORNARAM - NÃO TÊM REQUISITOS PARA CARGOS MINISTERIAIS

Não devem ser apresentados para o ministério irmãos cujo passado não foi recomendável (há irmãos que após batizados caíram em erros muito graves) - estes não têm os requisitos para o ministério.

Há os que se desviaram ou andaram enfraquecidos na fé, praticando o mal, mas depois se sentiram perdoa­dos e restaurados. Todos nos alegramos pela obra que Deus quiz fazer.
Mas para o ministério não é possível indicá-los. ­

8 - CONSTRUÇÃO DE ABRIGOS PARA IDOSOS E VELÓRIOS

Em algumas localidades, pela necessidade que surgiu, foram construídos alguns abrigos para irmãos idosos.

Isso, porém é uma novidade que pode trazer sérios inconvenientes à Obra de Deus e, portanto, deve ser evitada.

A irmandade deve ser exortada a dar o devido valor aos seus familiares idosos, como nos ensina a Palavra de Deus:
"Mas se alguém não tem cuidado dos seus, e principalmente dos da sua família, negou a fé e é pior do que o infiel". (I. Tim., cap. 5, v. 8).

Os asilos que já existem poderão continuar. Porém, a partir de agora, não deverão mais ser construídos. Também não de­verão ser construídos velórios, creches, ambulatórios, etc.

Quando surgir alguma grande necessidade, que não tiver mais solução, deverá ser trazida ao conhecimento do ministério, para ser considerada pelos servos de Deus mais antigos.

9 - IRMÃOS QUE NÃO TRAZEM CARTA DE APRESENTAÇÃO - CARGOS

Não se deve dar qualquer cargo na congregação a irmãos que não tragam carta de apresentação e cujo passado seja desconhecido.

10 - SANTAS CEIAS DO SEGUNDO TURNO - SERVOS DO LOCAL

Servos do local não participam de novo. Participam só no primeiro turno.

11 - CONGREGAÇÕES ONDE HÁ BATISMOS SEMANAIS OU MENSAIS - BATISMO EXTRA

Em congregações onde há batismos semanais ou mensais, havendo necessidade de um batismo extra, deve-se orar.

12 - DOCUMENTOS PARA ENTRAR EM HOSPITAIS

Os documentos que os servos devem apresentar são: cédula de identidade e cartão de entrada nos salões das reuniões ministeriais.

13 - LEVAR VÉUS PARA ORAÇÃO EM CASAMENTOS NOS SALÕES

Temos ensinamento antigo de que as irmãs devem levar seus véus também para a oração nos casamentos nos salões - Ora-se ajoelhados.

14 - LOCALIDADES COM PRÉDIO PRÓPRIO

Localidades que tenham prédio próprio e que, assim, não constam no Relató­rio, por não possuirem escritura de venda e compra definitiva, devidamente registrada no registro de imóveis competente, deverão remeter à Administração São Paulo cópia dos documentos comprovadores de que detemos a posse da área de terra, e os de que a edificação foi feita pela Congregação ou pela irmandade com recursos próprios.

Como comprovantes de posse, a qualquer titulo, podem ser: contrato de compromisso, recibo, declaração, certidão de aforamento, doação, cessão de direitos, etc., para o necessário estudo, caso a caso.

15 - VENDA DE RELATÓRIOS

Os servos devem orientar a irmandade a se esforçar para adquirir os Relatórios anualmente, devido à sua grande utilidade.
Seria conveniente que ca­da irmão ou irmã adquirisse seu Relatório.

16 - ENSAIOS SEMI-REGIONAIS OU BI-MENSAIS DEVEM CESSAR

Há ensaios locais em cada congregação.
Há ensaios regionais que abrangem as regiões.
Ultimamente começaram a se fazer ensaios semi-regionais ou bi-mensais.
É uma novidade que deve cessar. Nunca existiu isso, nem deverá existir.

17 - REUNIÕES PARA JOVENS E MENORES

A partir do ano de 1936 foram iniciadas, no Brasil, as reuniões para jovens e menores, por revelação de Deus ao nosso caro irmão L. Francescon.

Inicialmente, muitos a chamavam de “Escola Dominical”, mas o servo de Deus explicou que, tanto no Brasil como em outras nações, os sectários usavam essa denominação, porque os seus pastores se preparavam em seminários ou escolas bíblicas e obtinham diploma.

Além disso, recebiam mensalmente um jornal editado por uma das seitas, com programas para serem adaptados nas suas igrejas e nas escolas dominicais, realizadas aos domingos.

Em nossas congregações, porém, essas reuniões se denominam “reuniões para jovens e menores” e são abertas em Nome do Senhor Jesus e o Espírito Santo tem livre curso em nosso meio.

Tanto o Cooperador dessas reuniões, assim como os jovens e mesmo menores, sempre guiados por Deus, têm liberdade para apresentar a Palavra que Deus lhes apontar.

Portanto, o nome correto dessas reuniões é “reunião para jovens e menores” e não só “reunião de jovens”.

Devemos sempre pronunciar corretamente o nome dessas reuniões.

Outrossim, não é possível e nem necessário fazer constar do Relatório os nomes dos Cooperadores de Jovens e Menores.

A VIDA é o Tempo da CONCESSÃO DE DEUS

Posted by Picasa

Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? "Sigam a justiça e façam o que é direito."

Tais cães são gulosos, nunca se fartam; são pastores que nada compreendem, e todos se tornam para o seu caminho, cada um para a sua ganância, todos sem exceção.

Que as pessoas perversas mudem a sua maneira de viver e abandonem os seus maus pensamentos!

Por que vocês gastam dinheiro com o que não é comida? Por que gastam o seu salário com coisas que não matam a fome? Se ouvirem e fizerem o que eu ordeno, vocês comerão do melhor alimento, terão comidas gostosas. "Sigam a justiça e façam o que é direito".

"Felizes os que não praticam o que é mau!" Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, e a minha justiça, prestes a manifestar-se.

Saturday, January 27, 2007

TÓPICOS DE ENSINAMENTOS - 56ª ASSEMBLÉIA - 1991

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

56ª ASSEMBLÉIA – 1991 – RESUMO DE ENSINAMENTOS
SÃO PAULO – 22 A 26 DE MARÇO DE 1991

EM NOME DO SENHOR JESUS INICIARAM-SE ESTAS REUNIÕES COM ORAÇÃO


1 - SIGILO NAS REUNIÕES MINISTERIAIS

O que se passa nas reuniões ministeriais não deve ser comentado com ninguém, nem com as próprias esposas. É assunto que Deus confiou aos seus servos.

Os servos de Deus devem ter gravidade para guardar o necessário sigilo, pois um caso que seja comentado fora da reunião poderá ter repercussões indesejáveis.

Os que não conservam o sigilo não tem dignidade para estar em nossas reuniões. Quem transmitir assuntos para fora da reunião será advertido e ficará sujeito às penalidades que o ministério determinar.

2 - PREGAÇÕES - DOUTIRNA NOS CULTOS E NAS REUNIÕES DA MOCIDADE

Os servos de Deus que se levantam pra pregar, devem ter certeza de que é Deus quem lhes aponta a Palavra.

Quando um servo é guiado por Deus, não surgem inconvenientes, nem assuntos fora da doutrina, nem gritaria ou pulos, e nem o servo se transforma em ídolo.

Ninguém deve pregar por entusiasmo. Deve-se pedir a Deus para dar doutrina.

3 - ORAÇÕES PROLONGADAS E REPETITIVAS

Ultimamente vem se notando que há orações muito prolongadas e repetitivas, tanto nos cultos normais, nas orações de agradecimento, como nos batismos, nas Santas Ceias, nos funerais e até nos casamentos.

A oração de agradecimento é só para agradecer a Deus por aquilo que o Senhor nos deu no culto; não se deve fazer uma oração prolongada, na qual se repete o que o Senhor já falou pela Palavra.

4 - MUDANÇA DE SERVOS DE UMA LOCALIDADE PARA OUTRA - SERVOS QUE MUDAM NÃO DEVEM EXERCER MINISTÉRIO ALGUM, SEM ANTES PASSAR POR REUNIÃO MINISTERIAL

O Ancião, o Diácono e o Cooperador devem permanecer no lugar onde foram colocados no ministério. Quem muda sem passar por reunião, despreza o seu ministério, portanto, ficará sem o ministério.

Os servos que mudarem para outra localidade deverão procurar o ministério local e, em reunião ministerial, expor o seu caso e a razão da mudança. Quando Deus confirma um irmão para exercer um ministério em determinada localidade, o único que pode move-lo dali é quem o colocou: Deus.

Se em outra localidade houver uma necessidade maior, só o Senhor é que pode autorizar a transferência. Não é a convite e nem por desejo. A Obra de Deus é santa, guiada pelo Espírito Santo.

Não podemos materializar a Obra de Deus. Alguns fizeram o que quiseram e se deram mal; depois, tentaram voltar, lamentando e não suportando a situação difícil em que se colocaram.

Se é Deus que move, dizemos amém; porém, se não for Deus, tudo se complica.

Outrossim, o servo que mudar não deverá ter domínio sobre o Ancião que ficou na localidade onde ele residia e nem sobre os Anciães da região para onde ele for, embora sendo mais antigo no ministério. Deverá honrar os servos do local.

Quem edifica a Obra é Deus. A pessoa deve saber como entrar e como sair.

5 - CONVITES PARA ATENDIMENTOS

Os Anciães não devem atender serviços divinos movidos por convites, mas deverão sempre deixar-se guiar pelo Espírito Santo. Exemplo deixado pelo irmão Ancião Louis Francescon.
­
* 6 - CONVITES PARA REUNIÕES DA MOCIDADE E BATISMOS - CARAVANAS

Deve-se evitar convites par reuniões da mocidade e batismos, para localidades num raio superior a 100 quilômetros. Também deve-se evitar ir com caravanas a lugares distantes, de onde se têm de voltar de madrugada ou até mesmo passar a noite.

Quando se tratar da mocidade, é sempre aconselhável que vá um Ancião ou um Cooperador junto, para haver o máximo respeito.

Outrossim, deve-se considerar que há congregações mais afastadas que não comportam grande número de irmandade e a mocidade acaba ficando fora, sem participar da reunião.

* 7 - CULTOS E REUNIÕES BARULHENTOS

Perturbar o sossego público, com gritarias e exageros, é contra a lei e contra a Palavra de Deus.

Deve se observar silêncio após as 22:00 horas. Quando a manifestação é do Espírito Santo, isso rende comunhão. O que é de Deus não sai fora da Palavra. Quando não é a voz do Espírito Santo, não rende comunhão.

Há irmãos que ficam reunidos em oração até altas horas da madrugada, fazendo barulho e incomodando os vizinhos; isso é reprovável e pode trazer consequências desagradáveis para o bom nome da Congregação.

Os servos de Deus, colocados como anjos nas Igrejas, têm que vigiar continuamente.

Quando um grupo de irmãos, da localidade ou vindos de outra parte, deseja buscar os dons, deve dirigir-se aos Anciães que marcarão um dia para essa reunião.

O Ancião poderá convocar a irmandade a permanecer, após um culto, na Congregação, ou em outro dia em que não haja culto.

Não devemos começar pelo Espírito e acabar pela carne. Na busca da Promessa não se deve induzir os irmãos a falar línguas, pois quem dá os dons é o Senhor.

Devemos ensinar os irmãos que assim procedem, a não o fazerem mais. Esses grupos devem ser chamados e orientados.

Houve deliberação de que essas reuniões sejam feitas nas congregações, com a presença do Ancião, e este presidirá a reunião, vigiando para que não continuem alguns irmãos ou irmãs a andar pelos corredores e entre os bancos, incitando a irmandade a se manifestar. Podemos fazer reuniões para busca da Promessa também em nossas cassas.

Nestes casos, deve-se levar ao conhecimento do servo local e este orientará par que não se fique orando até de madrugada. Ao mesmo tempo, o servo comunicará o caso ao ministério local.

8 - FUNERAIS - ORAÇÕES E PALAVRA - HINOS: INDAGAR SE A FAMÍLIA CONSENTE - FUNERAL PARA QUEM NÃO ERA BATIZADO - FUNERAL PARA NÃO-CRENTES

Nos funerais as orações e a Palavra não devem ser prolongadas. Quem preside deve indagar se a família consente que sejam cantados hinos.

Deve-se dar ensinamento a irmandade para não chamar, no funeral, o hino que a pessoa a quem o Senhor recolheu gostava.

Temos os hinos apropriados para funeral e estes devem ser chamados.

Quem chama os hinos é o servo que preside. Nos funerais para quem não era batizado, o servo deve deixar-se guiar pelo Senhor.

Para quem não era crente, não se faz serviço divino no funeral, a não ser que o Senhor guie de faze-lo.

9 - UNÇÃO

Quando os servos de Deus são chamados a ungir um enfermo, não devem fazer muitas perguntas, como um interrogatório, querendo até saber se o enfermo cometeu pecado.

Deve-se perguntar ao enfermo se está em paz com a família, com o ministério e com a irmandade.

No ato da unção, molha-se o dedo com um pingo de azeite e aplica-se sobre a testa do enfermo, fazendo a oração.

10 - SANTA CEIA - PÃO ASMO

Cristo Jesus é o Cordeiro de Deus, que tirou o pecado do mundo. Ele tomou os nossos pecados sobre si quando foi cravado na cruz.

Por isso o pão que representa o corpo do Senhor é o pão levedado, com fermento. Quanto à primeira Santa Ceia, o Senhor usou o pão asmo, pois Ele ainda não havia sido carregado com o pecado da humanidade.

O Senhor Jesus, estando de corpo presente, não deu o Seu corpo nem o Seu sangue para os apóstolos comerem e beberem, mas usou a mesma representação que nós usamos: o pão, e o vinho no cálice.

O Seu corpo e o Seu sangue Ele deu por nós na cruz do calvário.

11 - A PÁSCOA ERA PARA ISRAEL - A SANTA CEIA, PARA TODOS OS POVOS

A Santa Ceia que o Senhor instituiu é para todos os povos. A páscoa era para Israel. O ato real foi consumado quando o Senhor se entregou por nós na cruz. Na Santa Ceia nós comemoramos a more do Senhor, reverenciando-a.

12 - SANTA CEIA - DISPOSIÇÃO DOS BANCOS PARA AS RODADAS - IRMÃOS SEM LIBERDADE - PORTADORES DE MOLÉSTIAS CONTAGIOSAS - HINOS

Convém colocar uma fila de bancos para que a irmandade se apóie ao ajoelhar e tenha a melhor ordem para ser servida a Santa Ceia. Exortar a irmandade a ficarem sentados em seus lugares até que sejam chamados.

Em casos excepcionais, por motivo de enfermidade ou de força maior, poderão participar antes. Devem ser escalados irmãos (se possível Diáconos ou porteiros), para organizar as filas na Santa Ceia, de acordo com o tamanho da congregação.

Portadores de moléstias contagiosas devem participar por último, após os servos haverem participado. Não deve existir rodada especial dos que orientaram as filas ou fizeram a contagem, junto com o ministério local. Deve-se ir participando das últimas rodadas.

Os servos locais participam sós.

Quanto aos irmãos sem liberdade, deve-se considerar caso por caso. Fica na consciência de cada pessoa.

Quem anuncia os hinos na Santa Ceia é o Ancião que preside e não o encarregado de orquestra.

13 - INDICAÇÃO DE IRMÃOS PARA DIÁCONOS - DEVE SER FEITA PELOS ANCIÃES

Tem acontecido casos de irmãos que são indicados para o ministério de Diacono e, depois, chega ao conhecimento do Ministério Espiritual que aquele irmão ainda não foi selado com a Promessa do Espírito Santo.

O Ancião é colocado como o anjo da Igreja e deve ter o cuidado de verificar, previamente, se o irmão que vai ser indicado para Diácono já recebeu a Promessa.

Quando houver necessidade de se fazer uma indicação, os Anciães da localidade devem reunir-se com os Diáconos para ver se todos estão de acordo; devem procurar saber se aquele irmão tem os requisitos necessários para exercer o ministério.

Estando todos de acordo, quem deve apresentar é o Ancião da localidade.

14 - BATISMOS - PALAVRAS A SEREM DITAS - HINO 195

As palavras que devem ser ditas pelo Ancião antes de submergir aquele que está sendo batizado, são as seguintes: “Irmão (ã), em nome de Jesus Cristo te batizo, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo – Amém”.

Os que vão ser batizados devem crer que Jesus Cristo é o Filho de Deus. Ele é quem salva e não o batismo, em si.

O batismo é obediência à Palavra de Deus. O mandamento está em São Mateus, capitulo 28, verso 19; a ordem, em Atos, capítulo 2, verso 38.

A primeira parte do Hino 195 deve ser cantada antes do batismo, enquanto o servo troca de roupa. A segunda parte, após a realização do batismo.

15 - BATISMOS PARA AIDÉTICOS OU PORTADORES DE OUTRAS DOENÇAS CONTAGIOSAS

Deve-se explicar à irmandade que, quando souberem de algum doente, portador de AIDS, ou outras doenças contagiosas, que deseja ser batizado, não devem traze-lo nos batismos gerais.

Também não devem trazer doentes recém-operados que estejam com curativos, sondas e aparelhos, enfim, que não estejam em condições físicas adequadas.

Para esses casos deverá ser feito um batismo especial, na própria congregação. Se necessário, o servo irá à casa do próprio enfermo e fará o batismo, em um tanque portátil, que depois será também convenientemente lavado e desinfetado.

16 - TÍTULOS ENVIADOS A CARTÓRIO - COMPRAS A PRAZO - CHEQUES SEM FUNDO

A Congregação não deve, sob pretexto algum, fazer compras a prazo, para evitar correr o risco de ter algum título enviado a cartório. Pelo passado, isso jamais aconteceu.

A Congregação não dispõe de uma organização contábil centralizada, apta a controlar um grande movimento, como se fosse uma empresa; assim, o melhor é não se fazer compras a prazo, não assumindo compromissos maiores do que as possibilidades da Congregação.

Se algum título da Congregação chegar a ser protestado, os responsáveis serão chamados para esclarecer o ocorrido e, se houver culpados, estes perderão o ministério ou o cargo que ocuparem, na Obra de Deus. - Cheques sem fundo: tem que haver um rigoroso controle sobre a emissão de cheques.

Os que emitirem cheques sem a suficiente provisão de fundos, serão chamados para esclarecer o ocorrido. Se não são capazes, serão substituídos.

17 - MINISTÉRIO EM GERAL DEVE SER MAIS GRAVE / SÓBRIO, POIS HÁ MUITAS QUEIXAS DOS IRMÃOS DO CORPO MINISTERIAL DE MUITAS LOCALIDADES

Servos devem se colocar no seu devido lugar, mantendo-se na gravidade e sobriedade, tanto no proceder como no falar, e nos trajes. Os servos devem usar roupas discretas.

Deve-se eliminar o costume que alguns têm de contar gracejos, incluindo o nome de Deus. Deve-se evitar de arremedar testemunhos, imitar quem ora e outras chocarrices que não convém para os servos de Deus. Nossa linguagem deve ser sã e irrepreensível na pregação da Palavra.

18 - CONSTRUÇÕES E REFORMAS EMPREGANDO LUXOS E EXAGEROS

O que não deve ser permitido na Obra de Deus é empregar luxo e exageros em certas construções e reformas, quando em outros lugares, de menor poder aquisitivo, constroem e reformam de maneira humilde, singela.

Deus não se agrada dessas diferenciações. Não se deve confundir luxo com padrão estipulado.

19 - GRAVAÇÕES DE HINOS

Devemos ensinar, nos ensaios regionais e parciais, bem como nas congregações e nas reuniões dos encarregados de orquestra, para não se fazer lançamentos de gravações de hinos, com emprego de recursos e adaptações, hinos cantados pelo estilo de dupla sertaneja, com passagens e floreados.

O ministério sente que isso não agrada a Deus.

Devemos nos conservar no temor de Deus também nesta parte. Não convém que encarregados regionais fiquem fazendo exortações nos ensaios.

Isto não é da competência deles, é do Ancião que preside. Os encarregados regionais devem ater-se às preleções sobre a parte musical. A oração e a Palavra não devem ser prolongadas.

20 - RELATÓRIO - NOMES DOS SERVOS

Os nomes dos servos (Anciães) não devem constar em várias Congregações, a não ser em caso excepcional. Na Grande São Paulo foi feita uma revisão e foram retirados os nomes dos que estavam constando em várias localidades.

21 - COLETAS: RESULTADOS - COLETAS EXTRAS NÃO SÃO PERMITIDAS

Não anunciar nos cultos os resultados das coletas para evitar riscos. Esses resultados são só para conhecimento do Ministério e da Administração.

– Servos de Deus que viajam a São Paulo por ocasião das reuniões gerais ou em viagens particular, não devem ir às igrejas buscando ajuda financeira, fato esse que tem acontecido freqüentemente em São Paulo.

Cada localidade deve pensar por suas construções. Ultimamente, certos servos têm feito angariações nas congregações de São Paulo e outras regiões, saindo fora dos ensinamentos que tivemos desde o princípio.

Não devemos estar levando dinheiro de São Paulo e de outras regiões para as localidades que atendemos, com a finalidade de suprir custos de construções.

Cada irmandade local deve trabalhar para suas próprias construções.

Há grupos de irmãos que partem para localidades de outros Estados, a fim de fazerem construções; estes, não devem ser impedidos.

Todavia, há localidades na Grande São Paulo que fazem construções em outros Estados, mas quase não contribuem para São Paulo. Isto deve ser corrigido e devem contribuir normalmente para o caixa local.

Os que constroem em outros Estados devem fazer recibo da verba que levam, em duas vias, trazendo o comprovante da entrega.

* 22 - COLETAS PARA AUXILIAR OUTRAS LOCALIDADES - MANDAR OS RESULTADOS POR VIA BANCÁRIA

Quando, em alguma congregação, os servos se sentirem de prestar ajuda financeira a outra localidade, a irmandade deve dar as contribuições aos porteiros e irmãos que recebem as coletas e não à pessoa interessada.

O resultado total deverá ser contabilizado no local e encaminhado à referida localidade por via bancária, pela Administração. A verba não deverá ser levada por mãos próprias.

* 23 - IMPRENSA - RÁDIO - TV - JORNAIS E REVSITAS - REVISTA VEJA: ARTIGO SOBRE A CONGREGAÇÃO, QUANTO À COBRANÇA DE DÍZIMOS

Ninguém, dentre a irmandade, está autorizado a se manifestar ou a se pronunciar à imprensa ou às outras vias de comunicação acerca da Congregação, mesmo que seja para defende-la.

Esse é um assunto que deve ser atendido somente pelo Ministério e pela Administração, e com muita cautela.

Em artigo publicado pela Revista Veja a Congregação foi arrolada como pertencente ao grupo pentecostal e cobradora de dízimos.

Não somos pentecostais e nada temos a ver com o movimento pentecostalista.

A Congregação não cobra dízimos de seus fiéis. Os servos de Deus não são assalariados. Realizamos coletas livres, cujas finalidades são para benefício da Obra de Deus e da irmandade.

24 - REUNIÕES MINISTERIAIS

Os assuntos devem ser expostos com bastante clareza nas reuniões ministeriais, para que os servos possam entender. Quem preside deve dar a definição, ao final de cada assunto tratado.

25 - HOSPITAIS - IDENTIFICAÇÃO PARA ENTRADA COM CARTEIRINHAS COM FOTO

Temos ensinamentos do irmão Louis Francescon para nunca usarmos carteirinhas de identidade de Ancião, pois este é o comportamento das seitas.

Os documentos que podemos apresentar, nas portarias de hospitais, são a cédula de identidade, o Relatório e o cartão de entrada nas reuniões.

A atual Constituição assegura a prestação de assistência religiosa nas entidades civis e militares de internação coletiva. Se algum hospital nos impedir, deixaremos sob sua responsabilidade.

* 26 - DESPESAS HOSPITALARES

A família daquele que for internado em hospital é que deverá pagar as despesas.

Muitos sem disponibilidade internam e, como o INAMPS não cobre as despesas, recorrem aos irmãos Diáconos para pagar, mas não deve ser assim.

Também famílias que internam os servos em quarto particular, não devem pretender que o irmão Diácono pague as despesas.


27 - REGISTRO PATENTE “CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL” / “CONGREGAÇÃO CRISTÃ DO BRASIL”

Já estão patenteadas, tanto a denominação “Congregação Cristã no Brasil”, como “Congregação Cristã do Brasil”.

28 - GÁS DE COZINHA - UTILIZAÇÃO COMO COMBUSTÍVEL NOS VEÍCULOS

A utilização de botijões de gás como combustível nos veículos é crime, além de poder provocar uma catástrofe. Quem infringir essa lei e vier a ser condenado, perderá a liberdade e o ministério, se o tiver.

29 - DOAÇÕES - NÃO PLEITEAR DOAÇÕES EM NOME DA CONGREGAÇÃO - COMO PROCEDER NO CASO DE NECESSITARMOS DE IMÓVEL, PERTENCENTE AO PODER PÚBLICO

Toda doação que envolva o total do patrimônio de uma pessoa física poderá ser anulada, pois o doador só pode doar no máximo 50% dos seus bens, no caso de haver herdeiros necessários (filhos ou progenitores).

A Congregação só recebe doações se a documentação estiver devidamente legalizada.
O art. 26º de nosso Estatuto proíbe que se pleiteie, em nome da Congregação Cristã no Brasil, junto a órgãos governamentais de qualquer nível, auxílios em dinheiro, imóveis, ou qualquer subsistência financeira por qualquer outro meio.

Quando a Congregação tiver necessidade de construir uma casa de oração em determinada localidade onde os terrenos pertençam a algum órgão do poder público, deverá dirigir um ofício a essa entidade, manifestando o interesse na aquisição de um imóvel para nele construir um templo religioso destinado à celebração de cultos evangélicos, segundo a fé e doutrina da Congregação Cristã no Brasil, e consultando sobre a forma como essa aquisição poderia ser operada.

Dependendo da resposta desse órgão, deve-se tomar as providências que se fizerem necessárias.

Nos casos em que a Prefeitura pretenda fazer doação de algum imóvel, é necessário que haja lei específica aprovada pela respectiva Câmara Municipal.

30 - REUNIÕES PARA JOVENS E MENORES AOS DOMINGOS E NÃO AOS SÁBADOS À NOITE

Sempre que for possível, é preferível que as reuniões para jovens e menores sejam realizadas aos domingos, e não aos sábados à noite.

31 - BRÁS - BATISMO - AGRESSÃO - NECESSIDADE DE SE TER ATENÇÃO QUANTO À SEGURANÇA NOS CULTOS E NOS BATISMOS

Houve agressão com um facão contra dois Anciães em um batismo na Congregação do Brás. Deus não permitiu que houvesse conseqüências mais graves.

O agressor foi preso e está sendo processado.

Um irmão estava alerta e, no momento do atentado (na hora da oração, quando todos estavam de olhos fechados), segurou o agressor.

Devemos ter, nas congregações, irmãos que estejam alertas para essas possíveis emergências.

32 - DAR CUMPRIMENTO ÀS DELIBERAÇÕES

Em reuniões ministeriais tomamos muitas deliberações, mas, nem todas têm o devido cumprimento. Temos que ter o máximo de zelo para dar cumprimento ao que se delibera.

Os servos mais antigos no ministério devem ser os primeiros a dar cumprimento a esta exigência.

33 - DIVÓRCIO ENTRE CASAIS DE IRMÃOS

Os casos de divórcio entre a irmandade devem passar por reunião ministerial. A Congregação não aprova o divórcio por incompatibilidades.

O casal que se divorciar, sob essa alegação, perderá a liberdade entre nós.

Se a deliberação ministerial for favorável a separação, então o casal deverá procurar um advogado para as devidas providências.

Há casais que têm incompatibilidades, chegando por fim a se separar.

Às vezes a culpa é de um só, mas às vezes a culpa é de ambos.

Um dos pretextos que os cônjuges costumam apresentar, é o de que não há mais amor de um para com o outro. A Palavra de Deus menciona que se se apartarem, fiquem sem casar ou, então, que se reconciliem entre si.

Quem não quiser se reconciliar, perderá a liberdade entre nós.

Separar-se por incompatibilidade não dá direito a divórcio e a novas núpcias, perante a doutrina, visto não ter havido infidelidade conjugal.

* 34 - TRAZER BÍBLIA E HINÁRIO NOS CULTOS

Os servos devem dar o exemplo para a irmandade, trazendo suas Bíblias e Hinários e depois exortem a irmandade e a mocidade a fazer o mesmo. Isto é disciplina que se faz necessária.

35 - ORDENAÇÕES

O Ancião que vai ordenar fala o nome do que vai ser ordenado, e diz:

“IRMÃO FULANO DE TAL, O SENHOR QUE TE CHAMOU PARA ESTA GRAÇA E TE BATIZOU COM O DOM DO ESPÍRITO SANTO, AGORA TE CHAMA PARA O MINISTÉRIO DE ANCIÃO (OU DIÁCONO), PARA QUE TU O SIRVAS NESTA CONGREGAÇÃO E ONDE O ESPÍRITO SANTO TE ENVIAR”.

Em seguida, inicia a oração de ordenação conforme as palavras que Deus lhe der. Não se deve pedir a aprovação da irmandade com “amém”.

* 36 - NOIVADO PROLONGADO E DEPOIS DESISTÊNCIA - NAMORO AVANÇADO COM CONSEQÜÊNCIAS DESASTROSAS

Os noivados prolongados não são aconselháveis, mesmo porque pode haver desistência, que dá motivo a murmurações e desentendimentos entre as famílias. Também não deve haver namoros com muita liberdade, como no mundo, pois traz escândalo e conseqüências desastrosas.

37 - PRESIDÊNCIA DAS REUNIÕES - ORAÇÕES

Diversos irmãos que presidem oram pedindo a Deus que batize os Cooperadores com a Promessa do Espírito Santo, pois a seara é grande e os obreiros são poucos.

Reclamam os Cooperadores: então eles não são obreiros? - E quando receberem a Promessa serão todos ordenados Anciães?

* 38 - AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Em diversas localidades os professores estão exigindo aulas de danças com ritmo escandaloso, acrescentadas às aulas de educação física nas escolas.

Os filhos de nossa irmandade não devem participar das aulas de danças.

Sendo necessário, a Congregação poderá orientar os pais, quanto aos termos de ofício a ser dirigido por eles aos Diretores da Escola ou às autoridades do ensino, solicitando a dispensa de freqüência de sues filhos a essas aulas.

* 39 - CASAMENTOS - ATRASOS DAS NOIVAS CAUSANDO TRANSTORNOS AO JUIZ DE PAZ

O Juiz do Cartório de certa localidade remte ofício denunciando atrasos das noivas, que transtorna o Cartório que tem outros compromissos de casamentos para realizar naquele dia.
Deve-se eliminar os atrasos e observar a hora marcada para o casamento.

40 - CARTA DE CLÓVIS EVANGELISTA DE ALMEIDA - TAUBATÉ-SP

Trata-se de um irmão jovem, de 30 anos de idade, solteiro, auxiliar da Administração de Taubaté, que escreveu circular para os servos de todo o Brasil, depreciando a Obra de Deus e os servos.

Não se deve dar atenção a essa circular; esse jovem já foi, inclusive, afastado de seu cargo na Administração.

41 - REUNIÕES PARA JOVENS E MENORES E REUNIÕES PARA A MOCIDADE

Muitos pais já não estão mandando os filhos às reuniões pra a mocidade e para jovens e menores, como anteriormente, pois o horário geralmente se prolonga e as pregações já não estão sendo apropriadas para a mocidade e para as crianças.

Devem os Cooperadores de Jovens e Menores ser admoestados.

Outrossim, há Anciães que dão liberdade para Cooperadores de Jovens e Menores pregarem em reuniões para a mocidade.

Quanto à despedida, os noivos se despedem nas reuniões para jovens e menores e nas reuniões para a mocidade. Só os noivos e não as famílias.

Os Anciães e Cooperadores devem dar maior assistência às reuniões para jovens e menores.

42 - TOCAR O HINO AJOELHADO

Há regiões onde os servos fazem com que os músicos ao ajoelhem para tocar o último hino do culto e reuniões para a mocidade. Isto deve cessar prontamente.

43 - APRESENTAÇÃO DE COOPERADOR À IRMANDADE

Apresenta-se o novo Cooperador à irmandade, depois da Palavra.

E na oração final de agradecimento ora-se para que Deus o abençoe. Se coincidir de haver ordenação de Ancião ou Diácono, faz-se a ordenação e na mesma oração, apresenta-se o novo Cooperador, sem imposição de mãos sobre sua cabeça.

44 - APRESENTAÇÃO DE COOPERADOR DE JOVENS E MENORES OFICIALIZANDO, AUTOMATICAMENTE, A REUNIÃO

Quando se ora por um Cooperador de Jovens e Menores e o Senhor confirma, não é necessário orar pela reunião de jovens e menores.

Esta já fica automaticamente oficializada. Porém, se houver necessidade de ter reunião devido ao elevado número de jovens e crianças e não houver ainda indicação de irmão para Cooperador, ora-se para iniciar a reunião de jovens e menores, que poderá ser atendida pelo Cooperador local ou outro servo, provisoriamente, até que Deus prepare o Cooperador de Jovens e Menores.

45 - VIAGENS MISSIONÁRIAS

As viagens devem ser de caráter missionário somente quando aprovadas em reuniões ministeriais, por serem realmente necessárias. Irmãos com pouco tempo de ministério não tem experiência suficiente para atender reuniões.

46 - MOVIMENTO FINANCEIRO

Conforme determina o Estatuto, todo movimento financeiro da Congregação deverá ser feito através de conta bancária, em nome da Congregação Cristã no Brasil, e não em nome particular.

A Administração fornecerá procuração específica para os irmãos designados movimentarem a conta concernente ao movimento do Fundo Bíblico, bem como aos irmãos Diáconos que devem movimentar a conta referente à Obra da Piedade e Viagens Missionárias.

Cada um movimentará em banco ou conta diferente à da Administração.

ATENÇÃO: Os tópicos assinalados (*) são os que devem ser lidos perante a irmandade. Os demais, são só para o ministério.


RESUMO DE ENSINAMENTOS DA BRA DA PIEDADE

01 - IRMÃS PARA TRABALHAR NA OBRA DA PIEDADE

a) Para apresentar uma irmã para trabalhar na Obra da Piedade, primeiramente deve-se verificar se ela tem o dom manifesto; se tem bom testemunho; se o esposo é crente; se os filhos já estão criados; se é casada (desquitada ou divorciada, mesmo que tenha casado novamente, não pode ser apresentada); e também deve ser da localidade.

b) Não devem ser apresentadas mais do que três (3) irmãs para cada congregação. Em localidades com muita irmandade carente será considerada a necessidade de mais irmãs. Salas de oração serão atendidas pelas irmãs mais próximas.

c) Após feitas as verificações acima descritas, num formulário próprio, padronizado, serão colocados os nomes das irmãs a serem apresentadas aos irmãos Diáconos na Reunião Ministerial para consideração.

d) Nesse formulário, um para cada localidade, irá constar o nome das irmãs, quantos anos é crente, quantos anos tem de idade, se ocupa algum cargo na Congregação e se o esposo tem ministério.

e) Após a consideração dos irmãos Diáconos, serão colocados os nomes das irmãs num outro formulário assinado por três irmãos Diáconos mais antigos no ministério e o mesmo será encaminha à Reunião Ministerial de Anciães e Diáconos para apresentar à Deus em oração.

02 - REUNIÕES DE ENSINAMENTOS DA OBRA DA PIEDADE

a) Nas Reuniões de Ensinamentos da Obra da Piedade, além dos irmãos Diáconos e irmãs da Obra da Piedade, também deverão comparecer os irmãos Anciães e Cooperadores do Ofício Ministerial da Região.

b) Este aviso deverá ser colocado na lista de batismo de região.

03 - ATENDIMENTO AO NECESSITADO

a) Ao se visitar uma família e percebendo-se que os filhos não cuidam de seus pais por serem crentes, embora tendo boas condições mas não o fazem, os mesmos devem ser aconselhados das suas obrigações.

b) “Se alguém não tem cuidado dos seus e principalmente dos da sua família, negou a fé, e é pior do que o infiel “ (1° Timoteo, 5, verso 8).

04 - ATENDIMENTOS DE CALAMIDADES

a) De um certo tempo para cá algumas cidades tem socorrido as regiões carentes enviando caminhões e carretas carregadas de mantimentos e roupas, em sua maior parte doações da irmandade, feitas através de coletas anunciadas nas Congregações.

b) Esses atendimentos tem sido feitos por Servos que acompanharam as mercadorias, fazendo as distribuições nas localidades carentes, atraindo à atenção dos nossos irmãos, do povo e também das autoridades.

c) Foi considerado que essa forma de atendimento não é correta, pois corre-se o perigo de saques, roubo de veículo, possível morte de seus ocupantes e insatisfação do povo da região.

d) Assim procedendo, algumas regiões foram atendidas várias vezes em detrimento à outras que não receberam nenhum atendimento em virtude de algumas localidades fazerem o atendimento sem comunicar ou consultar as cidades regionais.

e) Esses atendimentos são muito onerosos e nem sempre atendem a forma usual de alimentação da região.

f) Portanto, a partir de agora, as regiões carentes receberão o auxílio em dinheiro a fim dos irmãos Diáconos da região fazerem o atendimento necessário.
As importâncias serão enviadas por via bancária na conta da Congregação.

Após o atendimento, deverá ser enviado para São Paulo, o relatório dos atendimentos efetuados, constando os nomes das cidades assim como também das famílias atendidas.

g) Todas as remessas de roupas devem ser transportadas através de transportadores legais, com fretes pagos.

h) Toda distribuição deverá ser feita pelos irmãos Diáconos da região, em Reunião de Atendimento da Obra da Piedade, não havendo necessidade de ser no dia normal de Reunião.

05 - DEPÓSITO PARA MANTIMENTOS

a) Nas Congregações não deve ter depósito de mantimentos para atendimentos da Obra da Piedade, a fim de não haver murmuração por parte de alguns que querem ser atendidos e não o podem.

b) Nas localidades de colheitas de mantimentos, havendo doação, estes devem ser distribuídos nas Reuniões com a Guia de Deus.

c) Havendo possibilidade para venda dos produtos, deve-se aconselhar o irmão doador a vende-los e fazer a oferta em dinheiro.

d) Doravante, as localidades que fazem o atendimento com a cesta básica ou feira, não deverão continuar fazer dessa forma, mas as irmãs da Obra da Piedade receberão os frutos e farão as compras nos supermercados de acordo com a quantia que Deus confirmou para cada caso.

06 - COLETAS

a) As coletas oficiais confirmadas por Deus em Reunião Ministerial são: para Construções, Obra da Piedade e Viagens Missionárias. Cada Congregação deverá ter também a Coleta para Manutenção e Conservação.

b) As Coletas Especiais para Compra de Terrenos e outras necessidades devem ser confirmadas por Deus em Reunião Ministerial da Região, e serão por meio de envelopes distribuídos à irmandade.

c) Deve-se ter um local apropriado para contagem das coletas, evitando-se contar no salão onde são realizados os cultos.

d) Todas as Coletas, após os cultos devem ser registradas no Livro Registro de Coletas e rubricadas pelos irmãos que apuraram os valores.

e) As Coletas não devem ser levadas para casa, mas guardadas no cofre ou em local seguro, e no mais breve tempo possível deposita-las em banco.

f) Ao receberem as Coletas, os recebedores de Coletas não devem atentar para as importâncias que a irmandade dá, mas com a mão fechada colocar nos bolsos respectivos.

07 - COLETAS MARCADAS

a) Tem havido muitas reclamações da forma de se efetuar coletas em muitas Congregações, ou seja, Coletas marcadas, forçando a irmandade com listas e vales para pagamento posterior, listas de materiais de construções, listas para instrumentos musicais, etc.

b) Não deve haver pressão sobre a irmandade pois ela deve ser livre para contribuir de acordo a vontade de Deus.

c) Doações voluntárias de materiais são aceitas, desde que sejam no padrão que a Congregação utiliza.

08 - COMPROVANTE DE DESPESAS DE VIAGENS

a) A fim da Congregação não sofrer sanções na Receita Federal, todo o irmão que viaja com o auxilio da Congregação, no retorno da viagem deverá devolver o envelope onde deverão estar anexadas ao relatório, todos os documentos que foram possível obter (notas de combustível, refeições, tíquetes, passagem, etc.).

b) Não havendo qualquer documento comprovando as despesas, transparece ser uma ajuda de custo ao Servo, o que motiva sanções à Congregação.

c) O irmão que for viajar é que deverá assinar o comprovante quando retirar o envelope com a importância.

09 - ESCRITURAÇÃO DA OBRA DA PIEDADE (CONTABILIZAÇÃO)

a) As localidades onde se realizam Reuniões de Atendimentos da Obra da Piedade, devem ter a escrituração na mais perfeita ordem e atualizada.

b) Os Livros Caixa Auxiliar e Atas devem ser registrados no Registro de Títulos e Documentos, conforme determina o Estatuto.

c) Os Livros Caixa, Atas, Registros de Coletas e todos os demais documentos devem ser escriturados sem rasuras e conservados em boa ordem.

Em localidades onde o irmão Diácono não tiver condições para faze-lo, deve solicitar auxilio de um irmão da Administração ou de algum irmão idôneo que tenha capacidade para isso.

d) Até o dia 10 de cada mês, o balancete da Obra da Piedade e Viagens Missionárias do mês anterior deverá ser entregue para à Administração, ficando uma das vias em poder dos irmãos Diáconos.

10 - DOAÇÕES DE IMÓVEIS E JÓIAS

a) Quando alguém quiser doar imóvel para a Congregação, o assunto deverá ser levado ao conhecimento do irmão Ancião, o qual, juntamente aos irmãos Administradores verificarão a conveniência ou não, em receber a doação. Este assunto deverá ser considerado em Reunião Ministerial.

b) Se um irmão sentir de doar alguma jóia, deverá ser aconselhado a ele mesmo vender e colocar o fruto onde sentir.

11 - VENDA DE BÍBLIAS, HINÁRIOS - MARCAR PEDIDOS DE ORAÇÃO - ATENDER AS PORTAS

- Os atendimentos destas partes devem ser feitos por irmãos destacados para cada fim. Os irmãos Diáconos devem cuidar do Ministério que receberam - Piedade.

12 - CASAMENTO DE DESQUITADOS

- Não é de competência dos irmãos Diáconos providenciar o casamento de desquitados. Isso é causa para Advogados.

13 - MUDANÇA PARA OUTRA LOCALIDADE

a) Quando um irmão Ancião, Diácono ou Cooperador do Ofício Ministerial pretender mudar para outra localidade, deverá o assunto ser apresentado em Reunião Ministerial para consideração.

b) Quando a mudança é motivada por trabalho para sua conveniência ou seu bem estar, conforme deliberação do Ministério Espiritual, o mesmo deverá assinar carta de renuncia.

c) Da mesma forma também a irmã que trabalha na Obra da Piedade, tendo de mudar de localidade, deverá assinar carta de renúncia.

14 - IRMÃO QUE RESIDE NO IMÓVEL DA CONGREGAÇÃO

a) Quando uma família for morar em imóvel da Congregação, se ela tiver alguma propriedade onde residia, ela deve ser aconselhada a não se desfazer da propriedade, pois alguns não tendo condições para continuar morando na Congregação, e tendo vendido a sua propriedade, ficaram sem ter para onde ir.

b) Antes de ser apresentado para orar essa família deverá ler o contrato de comodato a fim de tomar conhecimento das cláusulas, de que não poderá ocupar o imóvel para fins artesanais, comerciais ou industriais e também não poderá conservar no imóvel animais de qualquer espécie.

c) Não compete ao irmão morador (Comodatário) se envolver com o trabalho dos irmãos porteiros (anotar pedidos de oração, receber coisas, etc.), pois causará transtornos nos serviços e aborrecimentos. Também deverá ser submisso aos irmãos responsáveis.


SP. 7000

PALAVRA REVELADA DO CÉU NA CONGREGAÇÃO - EM CASA LEIA PARA SEUS QUERIDOS EM FAMÍLIA NO SEU LAR DE PAZ.

Posted by Picasa

"Deus é contra os orgulhosos, mas dá graça aos humildes."

Humilhai-vos na presença do Senhor, e ele vos exaltará. Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade, e sem hipocrisia.

Irmãos, não faleis mal uns dos outros. Aquele que fala mal do irmão ou julga a seu irmão fala mal da lei e julga a lei; ora, se julgas a lei, não és observador da lei, mas juiz.

Eis que o salário dos trabalhadores que ceifaram os vossos campos e que por vós foi retido com fraude está clamando; e os clamores dos ceifeiros penetraram até aos ouvidos do Senhor dos Exércitos.

A sabedoria que vem do céu é antes de tudo pura; e é também pacífica, bondosa e amigável. Ela é cheia de misericórdia, produz uma colheita de boas ações, não trata os outros pela sua aparência e é livre de fingimento. Portanto, comete pecado a pessoa que sabe fazer o bem e não faz.

Um só é Legislador e Juiz, aquele que pode salvar e fazer perecer; tu, porém, quem és, que julgas o próximo? "Deus é contra os orgulhosos, mas dá graça aos humildes."

A sabedoria, porém, lá do alto é, primeiramente, pura; depois, pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

Ora, é em paz que se semeia o fruto da justiça, para os que promovem a paz.

TÓPICOS DE ENSINAMENTOS - 57ª ASSEMBLÉIA - 1992

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

57ª ASSEMBLÉIA – 1992 – RESUMO DE ENSINAMENTOS
SÃO PAULO – 13 A 17 DE ABRIL DE 1992

EM NOME DO SENHOR JESUS INICIARAM-SE ESTAS REUNIÕES COM ORAÇÃO

Atenção: Os tópicos assinalados (*) são os que devem ser lidos perante a irmandade. Os demais, são só para o ministério.


1 - APRESENTAÇÃO DE NOVOS OBREIROS

Doravante não será mais orado em são Paulo para novos obreiros de todo o Brasil, a não ser em casos excepcionais.

Para as necessidades de São Paulo ora-se em outro dia e não nos dias de Assembléia.

Por ocasião das Assembléias Gerais Anuais de cada região, as quais são atendidas por dois ou três dos servos mais antigos de São Paulo, serão bem consideradas e analisadas, junto ao ministério lo­cal, as necessidades de novos obreiros e ali mesmo, serão apresentadas a Deus em oração para pedir confirmação.

Depois de confirmados, serão trazidos os nomes para o ministério em São Paulo, a fim de serem marcadas as ordenações.

2 - REUNIÕES PARA JOVENS E MENORES SOMENTE AOS DOMINGOS

As reuniões para jovens e menores devem ser sempre realizadas aos domingos (pela manhã ou à tarde), e não em outros dias da semana.

3 - SERVOS NOVOS NO MINISTÉRIO NÃO DEVEM ATENDER REUNIÕES REGIONAIS.

Os servos mais novos ainda não têm a experiência necessária para esse atendimento. As reuniões regionais devem ser atendidas pelos Anciães mais antigos, que deverão levar consigo servos mais novos do que eles, para que ­possam ir adquirindo a necessária experiência.

* 4 - AIDS - EXAME PRÉ-NUPCIAL

Os jovens devem ser aconselhados, nas reuniões para a mocidade, sobre a conveniência de se submeterem a exame pré-nupcial, principalmente para prevenir-se contra os riscos de contaminação da AIDS, pois trata-se de uma enfermidade gravíssima, que pode ser contraída até mesmo acidentalmente, como, por exemplo, através de uma transfusão de sangue.

5 - BATISMO PARA ENFERMOS - ORAR, PARA CONFIRMAÇÃO, OU NÃO? - BATIZAR SOMENTE O ENFERMO

Se a enfermidade não é grave e o enfermo tem condições de espe­rar o batismo, ora-se para pedir a confirmação para um batismo, na congregação.

Se a pessoa que pediu o batismo está em estado grave, deverá ser batizada imediatamente, não sendo necessário orar-se para pedir confirmação, pois o doente pediu o batismo e sobre ele recai a responsabilidade.

O Ancião que for chamado deverá considerar a urgência de cada caso. Se o batismo do enfermo for em um rio ou córrego, pode-se batizar, também, pessoas sãs.

Mas se for em tanque e se trata de enfermidade contagiosa, batiza-se só o enfermo. Os ou­tros ficam para um batismo de rotina.
­
- 6 - NÃO APRESENTAR IRMÃO DESQUITADO OU DIVORCIADO PARA CARGOS MINISTERIAIS

Irmão desquitado ou divorciado não deve ser apresentado para o ministério de Ancião, Diácono, Cooperador do Ofício Ministerial ou Cooperador de Jovens e Menores, nem irmãs para a Obra da Piedade, mesmo que o desquite ou divórcio tenha ocorrido antes de ele ter sido chamado para a Graça. Quanto a cargos na Administração, não há im­pedimento.

* 7 - VELÓRIOS EM RESIDÊNCIAS - CONSIDERAÇÕÉS QUANTO A ORAR EM PÉ OU AJOE­LHADOS

Em velórios públicos não se deve ajoelhar, em obediência às determinações sanitárias.

Quando o velório é feito na residência, não há inconveniente em se fazer a oração ajoelhados, desde que haja es­paço suficiente para isso.

Se não houver espaço, o servo que esti­ver atendendo explicará à.irmandade presente a impossibilidade de se ajoelhar, todos ficarão em comunhão e a oração será feita em pé, com os olhos fechados.

8 - TANQUES DE BATISMO NOS MUNICÍPIOS

Municípios afastados ou muito populosos deverão ter tanque de batismo. Quando o município estiver próximo a outro, que já tem tanque de batismo, não há necessidade de haver tanque.

* 9 - PROTESTO OU INVASÃO DE TERRAS, QUER NA AREA URBANA, COMO NA RURAL - A IRMANDADE NÃO SE DEVE ENVOLVER NISSO

A irmandade não se deve envolver em movimentos de protestos ou invasão de terras, quer na área urbana, pretendendo a posse de imóveis nas cidades, quer na área rural, invadindo glebas de terras.

* 10 - CASAMENTOS - ORAÇÃO - ONDE DEVE SER FEITA

Os servos primitivos sempre fizeram a oração no lugar onde os noivos se casavam e os convidados se reuniam para comemorar, em casa ou no salão.

E assim deve continuar. Se o casamento for celebrado em um cartório, ora-se depois no local para onde os noivos e con­vidados se dirigirem para celebrar, seja em casa ou no salão.

Deve­-se ensinar a irmandade a se guardar da vaidade e das apresentações mundanas quanto aos trajes e ao porte, nas festas de casamento.

As irmãs deverão levar seus véus em suas bolsas. Ora-se de joelhos.

11 - ENSAIO MUSICAL FILMADO

Em uma congregação houve um irmão que filmou todo o ensaio. Não devemos permitir isso. É preciso que todos tomem conhecimento, para que isto não se repita mais, em lugar algum.
.
12 - BEBIDAS

A Palavra de Deus nos ensina a moderação.
Em festas de casamento, muitas vezes, há bebidas de alto teor alcoólico.
Para o po­vo de Deus convém sempre a moderação, em tudo, a fim de não sermos reprovados.

* 13 - PROFECIAS

Pareceu bem ao Ministério pôr a irmandade a par da grave situação ocasionada pela correria do povo atrás de profecias, revelações, orações exageradas e pelo espírito de imitação dos verdadeiros dons, espírito esse que se espalhou por toda a parte.

Muitos buscam profecias para ter resposta sobre casamentos, negócios e tantos outros assuntos, com orações que se prolongam pela madrugada.

A Palavra pregada nas congregações vem sendo posta em segundo lugar. Muitos dão mais valor à profecia do que à própria Palavra.

E está escrito: "ENGRANDECESTE A TUA PALAVRA ACIMA DE TODO O TEU NOME" (Salmo 138, verso 2).

Outros são enganados por falsas profecias e têm sofrido transtornos materiais e espirituais. Muita coisa estranha tem surgido, provocando estragos irreparáveis.

Entrou a desordem nesse setor. Todos temos que parar e refletir sobre esta advertência, para beneficio da Obra, mantendo, acima de tudo, a unidade de espírito.

Exortamos a irmandade a voltar à simplicidade que sempre tivemos desde o principio, de buscar a Santa Palavra para saber a vontade do Senhor, terminando com correrias à procura de outras respostas.

Aconselhamos a irmandade a ir para casa, após terminado o culto, meditando na Palavra. Não se reunam para orar procurando orientação por profecias e revelações.

Os prudentes aceitarão estes conselhos e obedecerão. Os demais levarão a responsabilidade pelos prejuízos e desunião que vêm ocorrendo.

14 - BATISMO PARA AMASIADOS - CONSIDERAÇÕES

Casos insolúveis, como por exemplo quando o cônjuge está desaparecido, ou o casal não tem recursos nem para se alimentar, ou estão unidos há longos anos e um deles não concorda em casar, traz-se à reunião e age-se conforme a deliberação.

Casos normais deve-se aconselhar a se divorciarem e casarem pa­ra depois se batizarem.

* 15 - A IMAGEM DA BESTA QUE FALA NÃO É A TELEVISÃO

No livro de Apocalipse, capitulo 13, verso 15, está escrito que foi concedido à besta que subiu da terra, que desse espírito à ima­gem da besta que subiu do mar, para que ela falasse.
Essa imagem não é a televisão, como alguns, por equivoco, pensaram.

16 - TRAJES PARA AS IRMÃS ENTRAREM NAS ÁGUAS DO BATISMO.

Macacões apropriados, de cor escura, são usados para as irmãs entrarem nas águas do Batismo. E sobre esses macacões são sobre­postos aventais ou saias rodadas.

Se, em determinadas localidades forem usados paletós para cobrir os macacões, tais paletós devem ser suficientemente longos para chegar até os joelhos.

17 - COOPERADOR DE JOVENS E MENORES, ENCARREGADOS REGIONAIS, ENCARREGADOS LOCAIS E PORTEIROS, NÃO DEVEM PARTICIPAR DAS REUNIÕES MINISTERIAIS REGIONAIS.

Cooperador de Jovens e Menores, encarregados regionais, encarregados locais e irmãos porteiros não devem participar de reuniões ministeriais regionais.

Excetuam-se aquelas reuniões em que são tratados apenas assuntos locais, da própria congregação, de ordem material.

Participam das reuniões ministeriais regionais os membros titu­lares e os vices da Administração da localidade onde é realizada a reunião, em face do que dispõe o Art. 220 do nosso Estatuto.

18 - IRMÃOS ANCIÃES QUE PERMANECEM NO TANQUE DE BATISMO INSISTINDO PARA SE BATIZAREM E BATIZAM UMAS POUCAS ALMAS

Quem chama as almas é Deus e não a nossa insistência. Deixemos as almas livres. Não nos tornemos responsáveis por alma alguma.

O Diácono que ajuda no Batismo não deve ajudar a imergir as pessoas, mas só ajudar para retirá-las das águas.

19 - BATISMO DE JOÃO

João batizava para o arrependimento, dizendo que após ele viria o que batizaria com o Espírito Santo e com fogo. E terminou a sua missão.

Não devemos dizer ou pregar que o batismo feito nas seitas e crenças seja o batismo de João.
O batismo de João terminou com a vinda do Senhor Jesus.

20 - SOBRE O SÁBADO

Jesus Cristo é o Dia de Deus (S. João, cap. 11, vs. 9 e 10).
Ele é o Sábado de Deus, é o nosso Sábado.
Nosso repouso é Cristo e não o sábado. Sendo Cristo o Senhor do sábado, nós guardamos a Cristo.

O sábado era guardado na lei. Nós estamos na Graça e temos que guardar o que foi estabelecido pelo Espírito Santo na Assembléia de Jerusalém (Atos, cap. 15, vs. 20, 28 e 29; cap. 21, v. 25 e Gálatas, cap. 4, vs. 10 e 11).

Para a Igreja de Cristo há um dia a observar e esse Dia é o Se­nhor Jesus. Resta um repouso para o povo de Deus: a vinda do Senhor Jesus, quando iremos descansar (Hebreus, cap. 4, vs. 3 a 9, e cap. 7, v. 12).

* 21 - VENDA DE BÍBLIAS, HINÁRIOS E VÉUS NAS CONGREGAÇÕES

A Congregação é livre para vender Bíblias, Hinários e véus, fornecidos pela coordenadora Brás-São Paulo - sem lucro. ­

Os demais artigos a irmandade deverá adquirir fora da Congregação.
É proibido irmãos e irmãs venderem véus e outros artigos nas dependências da cassa de oração.

"Minha casa será chamada Casa de Oração" (S. Mateus, cap. 21, v. 13) "para todos os povos" '(Isaias, cap. 56, v. 7).

Os moradores das casas de oração não podem exercer nenhuma ati­vidade de comércio ou de indústria no recinto da congregação.

22 - ASSUNTOS DE CUNHO ADMINISTRATIVO E PATRIMONIAL - COMUNICADO

Comunicamos o seguinte:
"Dando-se cumprimento ao que estabelece o Artigo 22º do Estatuto, delibera-se que, todos os assuntos de cunho administrativo e patrimonial devem ser examinados em reunião conjunta do Ministério Espiritual e Administração, para a deliberação correspondente".

23 - CONTRIBUIÇÃO CONFEDERATIVA

A orientação é de que qualquer Notificação para pagamento, deverá ser remetida para a Administração/Brás, em são Paulo.

24 - TÍTULOS ENVIADOS A CARTÓRIO - COMPRAS A PRAZO - CHEQUES SEM FUNDO

A Congregação não deve, sob pretexto algum, fazer compras a prazo, para evitar correr o risco de ter algum título enviado a cartório. Pelo passado, isso jamais aconteceu.

A Congregacão não dispõe de uma organização contábil centralizada, apta a controlar um grande movimento, como se fosse uma empresa; assim, o melhor é não se fazer compras a prazo, não assumindo compromissos maiores do que as possibilidades da Congregacão.

Se algum titulo da Congregação chegar a ser protestado, os responsáveis serão chamados para esclarecer o ocorrido e, se houver culpados, estes perderão o ministério ou o cargo que ocuparem na Obra de Deus.

Cheques sem fundo: tem que haver um rigoroso controle sobre emissão de cheques.
Os que emitirem cheques sem a suficiente provisão de fundos, serão chamados para esclarecer o ocorrido. Se não capazes, serão substituídos.

MS/VA/DP


TÓPICOS DO MINISTÉRIO DA OBRA DA PIEDADE

1 - REUNIAO DE ENSINAMENTO.

O irmão diácono que presidir a reunião deverá ter a Guia de Deus pa­ra apresentar os ensinamentos necessários, sem repetir a Palavra que foi pregada, todavia, sem sair fora dela.

Outros que porventura sentirem de falar alguma coisa, também deverão ter cuidado para não desfazer os ensinamentos dados, não repetir o que já foi falado, como, também, não se levantar apenas para contar testemunhos.

Se for necessário fazer alguma correção no ensinamento apresentado, deverá ter a prudência de tratar o assunto em separado, na própria reunião.

2 - REUNIÃO DE ATENDIMENTO

A-Os irmãos diáconos devem ter conhecimento da situação dos necessita­dos, a fim de não ser apresentado caso na reunião sem certeza do que está acontecendo, assim como também as irmãs do Ministério da Obra da Piedade, não devem apresentar caso na reunião, sem antes terem falado com o irmão diácono da localidade.

B-Os atendimentos mensais devem ser periodicamente revisados com visita aos necessitados, para considerar-se a continuidade ou suspensão.

Como os atendimentos que Deus prepara são para ajudar nas despesas complementando o ganho da família, não se deve atender com a çesta ou a feira, mas sim, com a Guia de Deus.

C-Os atendimentos com roupas também devem ser considerados com a Guia de Deus em comunhão, nesta reunião, e não se atender de qualquer, maneira.

D-As irmãs do Ministério da Obra da Piedade, juntas, devem fazer as visitas, e não somente o irmão diácono com a esposa.

E-Irmãos de ministério não devem pedir e nem exigir dinheiro dos imãos diáconos para fazer atendimento.

F-O Livro de Atas impresso, registrado, deverá ser assinado pelo irmão diácono que presidiu a reunião e também pelos demais presentes.

Não há necessidade de outro Livro de Atas ou relatórios pois devem ser utilizados os impressos próprios.

3 - CAIXA DA OBRA DA PIEDADE - VIAGENS MISSIONÁRIAS

As localidades regionais, possuindo saldo elevado em caixa, devem cooperar com as regiões vizinhas que são necessitadas, pois muitas vezes, nestas faltam roupas e calçados e não possuem condições de atender aos necessitados.
­
Não se deve visar somente a aplicação de dinheiro, fazendo inclusive os atendimentos com a renda bancária obtida, mas considerar que o a­tendimento da Obra da Piedade deverá ser com a Guia de Deus.

O dinheiro da Obra da Piedade e Viagens Missionárias não deve ser transferido para outros fins, assim como também a Administração deverá reter os frutos recebidos, mas deve encaminhá-los para os irmãos Diáconos tão logo a coleta seja encerrada. ­

4 - ESCRITURAÇÃO DO MOVIMENTO DA OBRA DA PIEDADE E VIAGENS MISSIONÁRIAS

A escrituração do movimento da Obra da piedade e Viagens Missionárias deverá ser feita na secretaria ou em um outro local adequado da con­gregação, evitando-se levar os documentos para casa.

A escrituração poderá ser feita por um irmão diácono, por um irmão da Administração, ou por um irmão fiel que saiba como fazer.

O Livro de Registro de Coletas deverá ser preenchido todos os dias após o culto, e rubricado pelos irmãos que apurarem os valores.

5 - CONTRIBUIÇÃO COM MANTIMENTOS

Nas localidades de colheitas de mantimentos, havendo doação, estes devem ser distribuídos nas reuniões, com a Guia de Deus.

Havendo possibilidade para venda dos produtos, deve-se aconselhar o irmão doador a vendê-los e fazer a oferta em dinheiro.

Nas congregações não deve ter depósito de mantimentos para atendimentos da Obra da Piedade, a fim de não haver murmuração por parte de alguns que querem ser atendidos e não o podem.

Em reformas ou construções de congregações a ir­mandade pode cooperar com mantimentos para as refeições dos irmãos que estejam trabalhando.

6 - TESTEMUNHOS COM O OBJETIVO DE ANGARIAR DINHEIRO

Irmãos com ministério e outros sem ministério, não devem viajar para outras localidades com a intenção de congregar para contar testemu­nhos e relatar situações calamitosas da região, apenas para comover a irmandade e obter roupas e dinheiro.

A irmandade tem o coração preparado, e ouvindo tais testemunhos, cooperam, mas depois não pos­suem o necessário para cooperar nas coletas da localidade.

7 - CONTRIBUIÇÃO À PREVIDÊNCIA SOCIAL

Os irmãos de ministério assim como também a irmandade, devem contri­buir regularmente para o INSS, quer sejam urbanos ou rurais, a fim de poderem usufruir os beneficios, e no futuro a aposentadoria. Os irmãos que exercem ministério devem trabalhar para exemplo do reba­nho.

MS/VA/DF/GZ

6000

Wednesday, January 24, 2007

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Se tu conheceras o dom de Deus, e quem é o que te diz: Dá-me de beber, tu lhe pedirias, e ele te daria água viva.

Disse-lhe a mulher: Senhor, tu não tens com que a tirar, e o poço é fundo; onde, pois, tens a água viva?

Quem crê em mim, como diz a Escritura, rios de água viva correrão do seu ventre.

RIO DE ÁGUA VIVA - BEBAMOS NA PAZ DE DEUS

 Posted by Picasa

Agora, pois, temei ao SENHOR, e servi-o com sinceridade e com verdade....

Ah! se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos, então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar!

Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.

Há um rio cujas correntes alegram a cidade de Deus, o santuário das moradas do Altíssimo.

E MOSTROU-ME o rio puro da água da vida, claro como cristal, que procedia do trono de Deus e do Cordeiro.

TÓPICOS DE ENSINAMENTOS - 58ª ASSEMBLÉIA - 1993

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL
TÓPICOS DE ENSINAMENTOS
58ª ASSEMBLÉIA - 1993

58ª ASSEMBLÉIA – 1993 – RESUMO DE ENSINAMENTOS

SÃO PAULO – 05 A 09 DE ABRIL DE 1993

EM NOME DO SENHOR JESUS INICIARAM-SE ESTAS REUNIÕES COM ORAÇÃO

Atenção: Os tópicos assinalados (*) são os que devem ser lidos perante a irmandade. Os demais, são só para o ministério.

1 - ORDENAÇOES DE NOVOS OBREIROS

As ordenações de novos obreiros são da competência dos Anciães mais antigos no ministério e não de Anciães mais novos.

2 - ABERTURAS DE NOVAS CASAS DE ORAÇÃO

Aberturas de novas casas de oração devem ser feitas pelos Anciães mais antigos da região. Porém, há aberturas que, após consideradas reunião, podem ser feitas por Anciães mais novos.

* 3 - PRESIDÊNCIA DOS CULTOS

Nas congregações, quem deve abrir os cultos são os servos locais. Os Cooperadores e a irmandade devem ser ensinados a respeito. Se o Ancião está em missão, ele preside o culto.

4 - MUDANÇAS DE LOCALIDADE

Toda mudança de servos de Deus, Anciães, Diáconos e Cooperadores, em caráter definitivo ou missão temporária, deve passar, primeiramente por reunião ministerial da região e, depois, obter-se a concordância dos Anciães da localidade para onde pretende mudar-se.

Deve-se saber por que razão pretendem mudar do lugar onde estavam. Após, cada caso será examinado pelos Anciães mais velhos de São Paulo ou na reunião ge­ral anual. Sendo aprovada a mudança, o servo irá com ministério.

Se a mudança não for aprovada, irá sem ministério. Quem muda por conveniência, interesse próprio ou motivo financeiro, também irá sem ministério.
Quem muda sem ministério não poderá levantar com a Palavra.

Deve ser considerado o caso de transferência por intermédio da firma onde o servo trabalha, se a mesma partiu da empresa ou a pedido do interessado.

Os servos, segundo as Escrituras, são ordenados para atender as Congregações às quais pertencem.

5 - CASAMENTO DE SERVOS VIÚVOS COM IRMÃS DIVORCIADAS

Este assunto tem passado por reuniões ministeriais e têm se considerado não ser conveniente irmãos do ministério, viúvos, casarem com irmãs divorciadas. Todavia, cada caso deverá ser considerado em conjun­to; em reunião ministerial.
­
6 - VIAGENS DE ANCIÃES

Anciães que viajam não devem levar dinheiro para atender construções e outras necessidades das regiões para onde vão.

Em casos muito especiais, nos quais os servos de Deus se sintam de auxiliar outra localidade, deverão remeter os frutos por via bancária, de Administração para a Administração.

Tais casos, entretanto, deverão ser previamente levados em reunião.

* 7 - CONTRIBUIÇÃO DA IRMANDADE PARA OUTRAS LOCALIDADES

Quando irmãos se sentirem de enviar algum fruto para outras regiões, deverão entregá-lo aos Diáconos, nas congregações. Esses recursos se­rão enviados de Administração para Administração, estipulando-se a finalidade.

8 - BATISMOS

Anciães que atendem batismos não devem forçar as almas a se batiza­rem, com insistências ou ameaças.

As almas deverão se batizar quando estiverem convencidas e convertidas por Deus.

Em Atos dos Apóstolos, capítulo 2, versos 37 e 38, vem dito: "E, ouvindo eles isto, compungi­ram-se em seu coração, e perguntaram a Pedro e aos demais apóstolos:

Que faremos, varões irmãos? E disse-lhes Pedro: Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para perdão dos pe­cados; e recebereis o dom do Espírito Santo".

Outrossim, os Anciães não devem esperar longo tempo dentro do tan­que de batismo, sem necessidade.

* 9 - MENORES BATIZADOS COM A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO

Os menores de 12 anos que receberam a Promessa do Espírito Santo devem ser aconselhados pelos pais a terem prudência e só se batizarem nas águas se estiverem bem acertados sobre o passo que vão dar.
É preferível que aguardem até completar 12 anos.

* 10 - ENSAIOS MUSICAIS LOCAIS ANTES DO CULTO

Os ensaios musicais locais realizados antes do culto devem termi­nar, no máximo, 45 minutos antes de iniciar o serviço de culto.

O encarregado de orquestra atende o ensaio embaixo, e não em cima do púlpito; outrossim, não deve dar ensinamentos de doutrina aos músi­cos.

* 11 - REUNIÃO GERAL ANUAL DE ENCARREGADOS REGIONAIS COM ENSAIO MUSCIAL EM SÃO PAULO-SP

Deliberou-se tornar a realizar a reunião geral de encarregados regionais com ensaio musical em São Paulo, na Congregação do Brás, no primeiro domingo do mês de junho de cada ano, com início às 09:00 horas.

* 12 - HINOS DE JOVENS E MENORES NOS CULTOS DE ADULTOS

Ha em nosso Hinário 50 hinos que são destinados às reuniões para jovens e menores.

São os hinos de números 401 a 450. Em alguns cultos de adultos a irmandade tem chamado esses hinos. Como em determinadas localidades se canta e em outras não, delibera-se deixar que o Espírito Santo guie a irmandade.
Quando forem chamados esses hinos, deve-se cantar.

Convém ensinar a Igreja a esse respeito, para não chamar hinos ex­clusivos para crianças.

* 13 - HINÁRIO PARA ORGANISTAS

Já está à disposição das irmãs organistas o Hinário com dedilhado assinalado (capa cor cinza).

Além do dedilhado, esse Hinário apresenta instruções relativas à registração, contagem de tempos e uso da pedaleira. É, portanto, conveniente que os irmãos encarregados de orquestras tomem conhecimento desse trabalho.

Os irmãos músicos, entretanto, não devem utilizar esse Hinário para tocar na orquestra.

* 14 - ESCLARECER A IRMANDADE SOBRE A IMPORTÂNCIA DO BATISMO E DA SANTA CEIA - EXORTAR A PEDIR A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO

Convém ensinar na Igreja, periodicamente, o significado do Batismo e da Santa Ceia.
Exortar a todos, também, para que peçam a Deus a Promessa do Espírito Santo com evidência de novas línguas.

15 - ALIMENTOS DISTRIBUÍDOS PELO CLERO

O clero oferece alimentos a famílias necessitadas. Há casos em que o Governo proporciona os alimentos ao clero e este faz a distribuição.

Há famílias de nossos irmãos recebendo tais auxílios. Isso não é coisa sacrificada aos ídolos.
Contudo, se essas famílias já estão sendo atendidas pela Obra Pia, não há necessidade de recorrer a outro auxílio.
Os Diáconos procurem examinar bem para que os auxílios sejam suficientes.

16 ­ - ADVERTENCIA DOUTRINAL

O amor a sí próprio é um ídolo que está no coração do homem e impede de amar a Deus e ao seu próximo, transgredindo, assim, os dois primeiros grandes mandamentos que abarcam toda a vontade do Eterno Deus.

Os que recebem dons espirituais são provados por duas diferentes fraquezas da natureza humana: primeiro, o orgulho causado pelo próprio povo, que põe os olhos sobre a pessoa que tem o dom e, nesse caso, Deus a reprova, pois Ele "rejeita o homem de coração orgulhoso e de olhos altivos”; segundo, são também provocados por inveja e criticados, perseguidos sem razao e esta prova vem para ver se a pessoa busca a sua própria razão ou vingança, sendo, neste caso, vencida porque não esperou a razão prometida pelo Senhor, a quem pertence a vingança.

Escrito está: "O entendimento do homem retém a sua ira; e sua glória é passar sobre a transgressão”. (Provérbios 19, verso 11).

* 17 - CONVITES PARA ASSISTIR À REUNIÃO DA MOCIDADE

Há congregações que mandam convites para que a irmandade de localidades distantes venha assistir à reunião da mocidade, mencionando, inclusive, o nome do servo que irá atender. Já foi deliberado, há muito tempo, que não se deve fazer esses convites.

* 18 ­ - REUNIÕES PARA MOCIDADE - DESPEDIDA DE CASAIS

O procedimento é o seguinte: O jovem e a jovem que vão casar se despedem ao microfone, normalmente. Na oração de agradecimentos os casais que se despediram devem ser apresentados por quem orar, para que Deus os abençoe.

19 - PÃO DA SANTA CEIA

Já foi ensinado que o pão da Santa Ceia é levedado. Pão fermentado, pão comum, redondo.
Não deve ter corte em cima. Até a morte do Senhor Jesus tudo era feito com base no Velho Testamento; a páscoa era celebrada com pães asmos.
Depois, com a morte e ressurreição do Senhor Jesus, foi instituído o Novo Testamento e a Santa Ceia.
O Senhor Jesus é o nosso pão. Ele foi crucificado pelos nossos pecados.
Aquele que participa da Santa Ceia participa do Seu corpo e do Seu sangue.

20 - CULTOS BARULHENTOS

Há servos que ficam ao microfone manifestando em alta voz e incentivando a irmandade a gritar, tanto nas orações como na Palavra. Uma coisa é quando o Espírito Santo toma a Igreja e outra coisa é quando a irmandade começa a fazer barulho e gritaria.

Quando há ordem na Igreja, o Espírito Santo tem livre curso; porém, quando há gritaria, outro espírito pode tomar oportunidade. O Espíri­to de Deus é Santo, é perfeito, não perturba a ninguém e não faz nada errado.

Devemos fazer tudo com entendimento, para não sermos criticados e para que o nome de Deus venha
glorificado (Efésios 4, verso 31).

Há servos que batem na tribuna com a mão; convém evitar isso. Quando alguém está orando, não deve o Ancião ou Cooperador ficar falando “gloria”, ao microfone.

* 21 -­ GRAVAÇÃO DE SERVIÇOS SANTOS

Não é conveniente e nem contribui para edificação realizarem-se gravações de pregações da Palavra, orações e outros serviços que o Senhor nos concede.

A Palavra vem pelo Espírito Santo, dirigida para aquele ato e para aquele momento. Vem misturada com a fé para edificação de quem a ouve. Já o gravador materializa a pregação, não produzindo o mesmo efeito no coração de quem ouve.

Este ensinamento é antigo (Assembléia de 1968). Portanto, evitemos tais gravações.

22 - DIVÓRCIO

A irmandade deve ser esclarecida, segundo a Palavra de Deus, no sentido de que o matrimônio só pode ser desfeito se um dos cônjuges cair em adultério.

Não sendo por esse motivo, não é lícita a separacão e muito menos um novo casamento.

Aquele que se separar e casar novamente, não sendo por causa de in­fidelidade conjugal, cairá em pecado e não será mais considerado nosso irmão ou irmã na fé.

No caso de haver adultério, a parte inocente es­tará livre para casar-se novamente, após o divórcio.

Em casos de impotência (entre recém-casados), ou homossexualidade, pode-se desfazer o casamento, podendo a parte inocente casar nova­mente.

23 - CUIDADO NA PRESIDÊNCIA DOS CULTOS

Há irmãos que não conhecemos e que, por causa do seu falar, muitas vezes enganam até o Cooperador, que logo lhes oferece a Palavra. São pessoas que trazem transtorno e até vergonha no ministério.

Quando o servo de Deus não conhece uma pessoa, deve usar de franqueza e não ir entregando, de qualquer maneira, o lugar onde Deus o colocou.

Dar oportunidade ou convidar para ler a Palavra, só deve ser feito a irmãos que conhecemos, quando formos por Deus guiados a faze-lo.

* 24 - ALERTA À MOCIDADE

As irmãs jovens, que são sempre em maior número que os irmãos jovens, na ansiedade de arranjar um matrimônio, muitas vezes acabam se envolvendo com pessoas desconhecidas que, geralmente, tem um falar suave e doce, mas são lobos devoradores.

Se as moças e as famílias não conhecem a pessoa, devem procurar sa­ber com o ministério, de onde veio, se trouxe carta de apresentação, se tem bom testemunho, se não há qualquer coisa que a desabone.

Muitas vezes, não se tomam essas precauções e depois se descobre tratar-se de uma pessoa sem dignidade, sem pudor, sem honra, e aí vem os desastres. É preciso cuidado para que isso não aconteça.

Atualmente, com a disseminação da AIDS, é necessário muita cautela com as pessoas que se batizam e podem estar contaminadas por essa doen­ça.
Quem se une em casamento com essas pessoas fica também contamina­do.

Deve-se ensinar isso nas reuniões para a mocidade. É conveniente que, antes do casamento, se façam exames de sangue e se verifique se são aidéticos, mediante o exame do HIV.
Quando se sabe, deve-se aconselhar a família.

25 - FALSO IRMÃO RAMON GUIOMAR PIRES (ÍNDIO MECÂNICO)

Esse elemento tem trazido incalculáveis transtornos na Obra de Deus, apresentando-se como Ancião do Chile.

Há servos que lhe têm dado o púlpito para presidir e pregar. E ele tem feito até batismos. Tem iludido nossas irmãs jovens.

Tem agido entre nós no Brasil, na Colômbia, no Equador, no Chile, na Venezuela e na Argentina. Tem o apelido de “Índio mecânico”. Não é nosso irmão na fé. Não se deve dar liberdade alguma na Congregação.

26 - VIAGENS DOS SERVOS DE DEUS

Os servos de Deus não devem viajar para atender a Obra a chamado de alguém, por convite de terceiros ou por vontade própria, sem a guia de Deus.

Só devem sair para atender a Obra quando movidos pelo Senhor. (Carta do irmão Louis Francescon, de 27-11-1940, cujo trecho é transcrito a seguir:)

"Por tudo damos louvor a Deus Pae, que quiz revelar em nós o Seu Amado Filho, pelo qual fomos reconciliados com Ele (Deus), e também fei­tos participantes das Suas fiéis promessas, aqui nesta terra e se lhe permanecermos fiéis até o fim da nossa carreira iremos possuir a glória eterna com Ele, juntos aos que, venceram neste mundo de provas que os Remidos pelo sangue do Concerto Eterno devem passar nesta vida, com os que estão longe da Salvação de nosso Remidor, e também com os de entre o povo, porque o inimigo ciranda alguns sempre, e por estes temos de sofrer o resto dos sofrimentos e aflições de Cristo Jesus.

Eu tenho passado muitas dessas provas, mas agradeço o Pae de Nosso Senhor Jesus Cristo que estas, não chegaram com o poder delas a enfraquecer-me, antes fui fortalecido pelo meu Redentor para lutar a boa luta sem medo, nem respeito à qualidade de pessoas.

Assim somos chamados para proclamar a eterna verdade e de praticá-la com caridade de Deus em nossos corações, sem parar por nenhuma coisa contrária que sempre se apresentará neste Santo Caminho. Alleluia.­

Eu e família ainda gosamos de boa saúde, graças a Deus, doador de todo o bem, e por esta saúde, posso também com o meu corpo servir ao Grande e só Senhor em tudo o que se apresenta, dia após dia, no meio do Seu povo nesta cidade.

Sou chamado sempre para ir em outras Congregações (cidades) perto e longe desta cidade de Chicago, Ill., pelas necessidades que se apresentam nestes dias maus, complicados pelos inconstantes à fé que uma vez foi dada aos Santos, cuja fé, também eles abraçaram antes, mas as coisas desta vida tomaram outra vez possessão neles, e por elas, fizeram naufrágio na fé; procurando agora, conformarem-se como o mundo está conformado com suas teorias, etc., mas não me sinto da parte de Nosso Senhor, de deixar esta cidade.
Deus só sabe tudo.

Assim, fico sossegado em paz, porque eu estou disposto para obede­cer só a meu Senhor, mas sem a sua ordem, não se pode ajudar ninguém, antes, em grande perigo se expõe a pessoa que conhece a voz de Nosso Senhor e não espera até que ela faça ouvir a vontade d'Ele com paciência, com a qual somos obrigados, desde o dia que nos chamou, de servi-lo se­gundo a luz e o querer do nosso Vivo e presente Senhor.

Isto é caminhar pela guia do Espírito Santo que foi enviado à Igre­ja de Deus para servi-lo em espírito e em verdade em conformidade à E­terna Palavra de nosso Bondoso Deus que quiz enriquecer-nos de um tão grande Dom pela fé no Seu Amado Filho, Bendito em Eterno."


TÓPICOS DO MINISTÉRIO DA OBRA DA PIEDADE

1 - COZINHA NAS REUINIÕES REGIONAIS E ASSEMBLÉIAS

Os irmãos Diáconos das localidades onde são realizadas as reuniões regionais ou Assembléias são os responsáveis pelo funcionamento da cozinha.

Devem providenciar, com antecedência, as coletas para a compra dos alimentos e outros materiais. Devem organizar o funcionamento da cozinha e também a distribuição dos irmãos que irão trabalhar.

Os irmãos Diáconos devem também incentivar e orientar a irmandade para hospedagem dos servos.


2 - CARAVANAS

O ensinamento para aqueles que se sentem de viajar, para participar em reuniões para a mocidade, batismos, ensaios musicais ou para congregar em outras cidades devem faze-lo às suas próprias expensas. Nas congregações não devem funcionar a cozinha e o dormitório.

3 - COOPERAÇÃO A CIDADES CARENTES

Quando Deus prepara de alguma localidade ou região angariar roupas, mantimentos ou dinheiro para atender uma região carente ou com calamidade, deverá entregar o que Deus preparou ao ministério da localidade, a fim de que o irmão Diácono, juntamente com as irmãs da Obra da Piedade, faça os atendimentos com a guia de Deus.

Não se deve viajar com condução própria e fazer os atendimentos isolados do irmão Diácono e irmãs da Obra da Piedade.

Também os irmãos que têm ministério devem atender a esta orientação.
As roupas devem ser enviadas por meio de transportadora regulamentada e o dinheiro deverá ser enviado por via bancária,em nome da Congregação.

4 - VIAGENS PARA ATENDER ENSAIOS PARCIAIS OU MENSAIS

O encarregado regional que desejar atender ensaio parcial ou mensal em outra localidade, deverá fazê-lo às suas próprias expensas.

5 - VIAGENS A NEGÓCIOS OU A PASSEIO

Irmãos com ministério que viajam a negócios ou a passeio, não devem hospedar-se em residências de irmãos e nem nas congregações.

Tem havi­do reclamações de muitos que foram hospedados em residências de irmãos, ficando muitos dias, causando transtornos e onerando as famílias. Ao final, foram embora sem ter deixado a mínima cooperação.

Outros, além do que acima foi descrito, forçaram a compra de produtos sem que a família tivesse condições para adquirir.

6 - APRESENTAÇÃO DE IRMÃS PARA O MINISTÉRIO DA PIEDADE

Compete aos irmãos Anciães, Diáconos e Cooperadores, na comunhão, juntos, fazerem a apresentação para ser orado para irmãs para o Ministério da Piedade. As irmãs que já se encontram trabalhando no Ministério da Piedade, não devem procurar irmãs para serem apresentadas para o ministério.

7 - IRMAS QUE AUXILIAM NA PORTA

As irmãs que auxiliam na porta, não devem permanecer em pé nos cor­redores.
Devem estar junto à porta, auxiliando alguma testemunhada a encontrar lugar para sentar, ceder algum véu ou hinário, auxiliar algu­ma irmã ou criança, que esteja se sentindo mal e também verificar se al­guma criança está estragando material no sanitário.
As irmãs não de­vem receber coletas, mas deverão indicar os irmãos que recebem.

8 - ALTERAR DELIBERAÇÕES DE REUNIÕES

Quando um servo viajar para determinada cidade, a fim de atender uma reunião, que é atendida por outro irmão de ministério, não deverá alterar as deliberações dadas.

Se, porventura, alguma coisa deve ser alterada, primeiramente deverá ser apresentada ao irmão que normalmente atende as reuniões e, estando tudo de acordo, então será feita a alteração, se for necessário. ­

9 - SOLICITAR OU ANGARIAR ROUPAS DA IRMANDADE

Os Diáconos e demais irmãos do ministério, por ocasião das reuniões gerais em São Paulo, não devem solicitar ou angariar roupas da irmanda­de ou das congregações para levar consigo.
Havendo necessidade, devem procurar os Diáconos que atendem a região.

10 - DOAÇOES DE ROUPAS USADAS

Doações de roupas usadas pela irmandade ou criaturas, são aceitas, desde que estejam ainda em condições de uso; não há inconveniente .

Todavia, sabendo-se que querem doar alguma roupa que pertenceu a uma pessoa falecida por doença contagiosa, com boas maneiras recusamos a doação.

Exortar as irmãs, nas reuniões para mocidade, que se sentirem de doar o vestido de noiva para a Obra da Piedade, após o casamento, o mesmo será útil para outras jovens que não tem condições de adquiri-lo.

Doações ou ofertas em dinheiro, que criaturas ou desviados da fé quiserem fazer, poderemos aceitar, sem inconveniente.

11 - BALANCETE DA OBRA DA PIEDADE E VIAGENS MISSIONÂRIAS

Os valores constantes nos balancetes devem coincidir exatamente com os saldos do balancete anterior; as entradas de coletas com os registros feitos no Livro de Coletas; as saídas com os lançamentos feitos no Livro Caixa e o saldo bancário com o extrato bancário.

O saldo de caixa também deve ser conferido, a fim de se poder fechar o balancete, que não poderá ter emenda ou rasura.

Coleta ou oferta recebida esporadicamente, deve ser conferida com o Livro Registro de Coletas.
O movimento de viagens deve ser apresentado nas reuniões ministeriais de Anciães e Diáconos.

12 - FUNERAIS

Muitas pessoas estão tomando conhecimento que a Obra da Piedade faz o funeral de irmãos que não possuem condições financeiras e, aproveitando-se desse conhecimento, estão encaminhando para serem batizadas pessoas que estão passando muito mal, à beira da morte, a fim de que o fu­neral seja custeado pela Obra da Piedade.

Saturday, January 20, 2007

A GRAÇA NA PAZ DE DEUS

 Posted by Picasa

E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

O seu Deus o ensina, e o instrui acerca do que há de fazer.

Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o SENHOR; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais. Então me invocareis, e ireis, e orareis a mim, e eu vos ouvirei.
E buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração.
E serei achado de vós, diz o SENHOR, e farei voltar os vossos cativos e congregar-vos-ei de todas as nações, e de todos os lugares para onde vos lancei, diz o SENHOR, e tornarei a trazer-vos ao lugar de onde vos transportei.

Eis que agora o teu servo tem achado graça aos teus olhos, e engrandeceste a tua misericórdia que a mim me fizeste, para guardar a minha alma em vida; mas eu não posso escapar no monte, para que porventura não me apanhe este mal, e eu morra.

José achou graça em seus olhos, e servia-o; e ele o pôs sobre a sua casa, e entregou na sua mão tudo o que tinha.

E agora, por um pequeno momento, se manifestou a graça da parte do SENHOR, nosso Deus, para nos deixar alguns que escapem, e para dar-nos uma estaca no seu santo lugar; para nos iluminar os olhos, ó Deus nosso, e para nos dar um pouco de vida na nossa servidão.

Ah! Senhor, estejam, pois, atentos os teus ouvidos à oração do teu servo, e à oração dos teus servos que desejam temer o teu nome; e faze prosperar hoje o teu servo, e dá-lhe graça perante este homem.

E acharás graça e bom entendimento aos olhos de Deus e do homem.

Porém ele disse: Eu farei passar toda a minha bondade por diante de ti, e proclamarei o nome do SENHOR diante de ti; e terei misericórdia de quem eu tiver misericórdia, e me compadecerei de quem eu me compadecer.

Mas pela tua grande misericórdia os não destruíste nem desamparaste, porque és um Deus clemente e misericordioso.

Pela misericórdia e verdade a iniqüidade é perdoada, e pelo temor do SENHOR os homens se desviam do pecado.

TÓPICOS DE ENSINAMENTOS - 59ª ASSEMBLÉIA - 1994

CONGREGAÇÃO CRISTÃ NO BRASIL

TÓPICOS DE ENSINAMENTOS

59ª ASSEMBLÉIA – 1994 – RESUMO DE ENSINAMENTOS
SÃO PAULO - 28 DE MARÇO A 1º DE ABRIL DE 1994

EM NOME DO SENHOR JESUS INICIARAM-SE ESTAS REUNIÕES COM ORAÇÃO

Atenção: Somente os tópicos assinalados com asterisco (*) deverão ser lidos nas congregações, perante a irmandade.

1 - EXAGEROS NO MODO DE PREGAR A PALAVRA

Há servos que, durante a pregação, falam e gritam sem parar.

O dom de Deus é maravilhoso, mas, em algumas localidades parece, até, que há uma certa disputa de pregar promessas e gritar sem parar durante a pregação.

Muitas vezes, os culpados pelo povo fazer idolatria são os próprios servos, que não se comportam como devem.

Outrossim, o que preside não deve dizer que Deus lhe apontou que a Palavra está com o servo tal. Aqueles que não atenderem o que é ensinado, sofrerão as conseqüências.

2 - SERVOS QUE VIAJAM SEM CONSULTAR O MINISTÉRIO.

Há servos que abandonam os seus lugares, não comparecem às reuniões ministeriais e viajam para outras localidades, até para o exterior, sem consultar o ministério, sem qualquer autorização, e dizem que estão em missão.

Um irmão de ministério dirá que está em missão quando o seu caso passar pela reunião ministerial e for confirmado por Deus, em oração.

Os servos de Deus têm que ter gravidade e pesar suas palavras. Cada um tem que prezar o lugar onde o Senhor o coloca; aquele que o despreza, não tem condições de ocupar ministério em outra localidade, nem de usar de autoridade em cousa alguma ou pregar a Palavra.

* 3 - ORAÇÕES DE AGRADECIMENTO.

Em certas localidades, na oração de agradecimento se apresenta muito mais do que já foi apresentado na primeira oração. Devemos permanecer naquilo que aprendemos desde o principio: a oração de agradecimento deve se limitar em agradecer a Deus por tudo o que nos concedeu naquele culto.

Isto deve ser ensi-nado à irmandade, nas congregações.

* 4 - ORDEM NOS CULTOS.

A ordem no culto deve começar quando o irmão/irmã entra na congregação, ora a Deus, fica em comunhão e, se houver tempo, lê as Escrituras, sem conversar.

Quando Deus dá a oração a alguém, a igreja deve permanecer em silêncio para que todos ouçam.

Também no chamar dos cânticos e nos testemunhos é preciso comunhão para saber quando é Deus que está chamando. Outrossim, enquanto o servo aguarda a revelação da Palavra, a irmandade deve permanecer em silêncio, clamando a Deus em seu próprio coração e não em voz alta.

O clamor do povo, em voz alta, nessa hora, perturba ao invés de trazer comunhão e pode induzir o servo de Deus a um erro.

Nota-se também muita manifestação e vozerio na hora da Palavra, em muitas congregações. Isso está fora do que_aprendemos, desce o princípio. A irmandade deve ser ensinada a como se comportar durante os cultos, para que as bênçãos de Deus desçam sobre a igreja.O nosso Deus é Deus de ordem.

* 5 - COSTUMES MUNDANOS NAS CONGREGAÇÕES

Os costumes mundanos, reprovados pela Palavra de Deus, aos poucos estão entrando nas congregações, principalmente nos trajes, nas pinturas e nos cortes de cabelos, tatuagens, etc., que depõem contra o testemunho do povo de Deus.

Se nós andarmos da mesma maneira que as criaturas, onde estará a diferença do povo santo de Deus, na terra? Nas formaturas, nossos irmãos e irmãs não devem participar do baile.

* 6 - CULTOS QUE TERMINAM TARDE.

Há servos que, principalmente na época da Assembléia, levam os cultos a terminar muito tarde, provocando reclamações dos vizinhos, que precisam des-cansar.

Não é porque é a semana da Assembléia que se justifica levar os cultos até as 23:00 horas ou mais.

Se os servos não atenderem, que conselhos irão dar a irmandade, se eles mesmos não obedecem? Nós aprendemos, desde o princípio, que as coisas de Deus tem que ser feitas com ordem.

Há servos que vêm de fora e, ao testemunharem, falam muito, porém, sem grande proveito. Os servos de fora que testemunham devem observar o horário, no relógio.

* 7 - REUNIÕES MINISTERIAIS REGIONAIS - PARTICIPANTES.

Participam das reuniões ministeriais regionais os Anciães, Diáconos, Cooperadores do Ofício Ministerial e Administradores locais. Assuntos de família e casos particulares ficam para ser tratados pelos Anciães, em separado.

Outrossim, quando os irmãos Anciães marcarem o atendimento dos ensaios regionais, entrarão em contato com os encarregados para marcar o atendimento da parte musical. Pode-se marcar, também, os ensaios regionais para o ano todo, elaborando-se uma tabela.

* 8 - RECONSIDERAÇÃO: ONDE HOUVER NECESSIDADE, AS COZI-NHAS PODERÃO FUNCIONAR POR OCASIÃO DOS ENSAIOS REGIO-NAIS, SERVINDO REFEIÇOES PARA OS MÚSICOS.
Em cada região o ministério local determinará o que deve ser feito.

* 9 - APARELHOS DE ALARME NAS CONGREGAÇOES.

Devido aos constantes furtos de telefones, aparelhos de som e instrumentos musicais, onde houver necessidade é aconselhável que se instalem sistemas de alarme. Outrossim, os aparelhos de som poderão ser colocados no seguro, se for preciso.

* 10 - COMUM CONGREGAÇÃO

Comum congregacão é aquela do bairro ou a mais próxima da residência, a qual se freqüenta, onde se dá a coleta e se participa da Santa Ceia, e onde se pede a unção.A irmandade deve freqüentar a sua comum congregacão nos dias de culto que lá houver. Nos demais dias, são livres para congregar em outras congrega-ções.

* 11 - DOAÇÕES DE IMÓVEIS PARA A CONGREGAÇÃO

Os casos de doações de imóveis para a Congregação, após passar pela reuni-ão ministerial, devem ser encaminhados à Administração, para que sejam exami-nados, antes de se aceitar. * 12 - VIAGENS PARA O EXTERIOR.

Todos os que viajarem para outros países não se deverão envolver nos assun-tos ministeriais e de doutrina. Em caso de qualquer dúvida, deverão dirigir-se aos Anciães do Brasil que já estiveram nesses países.

* 13 - IRMÃOS INCUMBIDOS DE VIGIAR OS VEÍCULOS DA IRMANDA-DE DURANTE OS CULTOS - RISCOS.
A Congregação não pode assumir a responsabilidade pela colocação de pes-soas para vigiar os veículos da irmandade durante os cultos. Cada proprietário deverá tomar as precauções que entender adequadas.

* 14 - RECONSIDERAÇÃO DO TÓPICO Nº 2, DO RESUMO DE ENSINA-MENTOS DE 1990, SOBRE CARAVANAS PARA BATISMOS, REUNIÕES PARA MOCIDADE, ETC.

À vista das graves ocorrências que tem havido com caravanas para batismos, reunião para mocidade, etc., o ministério deliberou não aconselhar nem se envol-ver mais com caravanas ou locação de ônibus, isentando a congregação de qual-quer responsabilidade sobre o que venha a ocorrer.

* 15 - IRMÃS TIRAREM O VÉU PARA SE SAUDAR, AO TÉRMINO DO CULTO
Ao terminar o culto as irmãs retiram o véu e o guardam; depois é que se saú-dam.

* 16 - HINO DOS MÚSICOS, APÓS O ENCERRAMENTO DO CULTO
Deve-se tocar só uma estrofe e o coro do Hino dos músicos, após o encerra-mento do culto, sem exceção.

* 17 - REGÊNCIA EM ENSAIOS PARCIAIS
Onde houver real necessidade a regência poderá ser de cima do púlpito.

* 18 - MOLÉSTIAS CONTAGIOSAS
Irmãos que sofrem de Hanseníase (lepra), tuberculose, hepatite, Aids, etc., devem tomar os cuidados necessários entre a irmandade e, nas Santas Ceias, devem ser os últimos a participar.

* 19 - AJOELHAR PARA ORAR EM VELÓRIOS E HOSPITAIS.

Nos serviços de funeral as orações devem ser feitas ajoelhados, tanto nas re-sidências como nos velórios.O mesmo procedimento deve ser observado ao orarmos para enfermos, em hospitais, para podermos estar mais de acordo com a Palavra de Deus.

* 20 - JOVENS DE 12 ANOS EM DIANTE FREQUENTAREM AS REUNI-ÕES PARA A MOCIDADE.

Considerou-se ser conveniente os jovens de 12 anos em diante freqüentarem as reuniões para a mocidade, alterando-se o limite de idade anterior, que era de 14 anos.

* 21 - BÍBLIAS E HINÁRIOS SEM CONDIÇÕES DE USO

Bíblias e Hinários gastos, que já não tenham condições de uso, não devem ser jogados fora; devem ser queimados. Quem quiser conservá-los, é livre. Outros-sim, não se deve abandonar esses sagrados livros nas mãos de crianças pequenas, que poderão estragá-los ou danificá-los.

22 - RECONSIDERAÇÃO DO TÓPICO Nº 3, DO RESUMO DE ENSINA-MENTOS DE 1993, SOBRE ANCIÃO QUE CONGREGA EM OUTRA LO-CALIDADE - PRESIDÊNCIA DO CULTO.

Ancião que congrega em outra localidade, poderá presidir os cultos, quer esteja em missão, quer esteja em visita. Outrossim, quando o servo de Deus não conhece uma pessoa, deve usar de franqueza e não ir entregando, de qualquer maneira, o lugar onde Deus o colo-cou. Dar oportunidade ou convidar para ler a Palavra, só deve ser feito a irmãos que conhecemos, quando formos por Deus guiados a fazê-lo.

23 - PERDA DE MINISTÉRIO

O servo que for destituído do ministério por ter perdido o testemunho, não mais poderá retornar ao ministério.